Dicas

Azia: 5 alimentos que ajudam a diminuir o desconforto

Saiba quais ingredientes podem causar as queimações e quais ajudam a aliviar a dor

Bruna Artero

Maçã ajuda a aliviar a azia
Maçã ajuda a aliviar a azia
Unsplash/Reprodução

Você já comeu algo que não caiu muito bem? A gastróloga Layza Letícia e a nutricionista Laís Epifanio Machado explicam que alguns alimentos podem desencadear em queimação e azia, como, por exemplo, condimentados (salsichas e enlatados), apimentados, temperos industrializados, bebidas gaseificadas, café, chocolates e frituras.

A azia é acontece quando o ácido gástrico escapa para o esôfago e pode ter diversas causas, como a má digestão, estresse e gastrite. A velocidade em que se faz a refeição também influencia nesse processo. “Além de evitar a ingestão frequente desses alimentos, uma boa dica quem costuma ter muita azia é mastigar devagar e por diversas vezes, não beber líquidos junto às refeições e evitar dormir ou deitar logo após comer”. 

Caso os sintomas persistam, o ideal é procurar um profissional, mas mudar os hábitos alimentares pode ajudar a amenizar o desconforto. Aqui, veja cinco ingredientes para aliviar o mal-estar e a sensação de queimação. 

MAÇÃ

A fruta é rica em fibras, o que ajuda a regularizar o intestino, e considerada um antiácido natural, além de possuir uma ação cicatrizante, que alivia a queimação.

AVEIA

Consumir aveia logo pela manhã também é eficaz no combate a azia. Isso porque ela não agride a mucosa do estômago e, de quebra, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção é misturá-la com outros alimentos saudáveis, como banana ou maçã.

COUVE

Ingrediente queridinho do “suco verde”, esse é um dos alimentos mais lembrados quando se fala em distúrbios estomacais, já que a sua ingestão colabora para o alívio da azia. O indicado é consumi-la crua.

BANANA

A banana é considerada um antiácido natural por ter uma substância conhecida como leucocianidina, um flavonoide que aumenta a espessura da mucosa digestiva e neutraliza a acidez. 

MANJERICÃO

Calmante natural, o manjericão tem função antiespasmódica, e ajuda na prevenção de cólicas e dores de estômago. Além disso, seu consumo pode substituir o sal nas receitas, o que pode ser um problema para quem sofre de gastrite.