A ressaca causada pelo consumo exagerado de bebida alcoólica não é nada fácil. Além da indisposição, náusea, tontura e tantos outros sintomas, é comum querer se jogar naqueles alimentos nada saudáveis para tentar compensar o mal-estar. Fast-food, comida congelada, doces... A lista é grande.
Comer esses alimentos de vez em quando não é um problema. Mas no caso de uma ressaca, os lanches e ultraprocessados podem, na verdade, piorar o quadro. Como estamos naquela temporada de verão, festas, bloquinhos e Carnaval, é bom fazer o alerta: se exagerar na bebida, muito cuidado com a alimentação do dia seguinte.
“Alimentos ricos em gordura e açúcar devem ser evitados antes e depois do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois podem aumentar a sensação de desconforto e piorar a ressaca. Alimentos processados, frituras e alimentos com altos níveis de sódio também devem ser evitados”, orienta a nutricionista Angelica Grecco, do Instutto EndoVitta.
O que acontece é que, no dia seguinte à bebedeira, seu organismo está trabalhando duro para “quebrar” o álcool e eliminar os compostos tóxicos. Ingerir alimentos gordurosos, portanto, seria como dar trabalho extra para o fígado, que já está bem atarefado. O resultado é que você acaba se sentindo mais indisposto, como se estivesse fadigado.
Alimentos ricos em gorduras, carboidratos refinados e também em substâncias químicas, como os ultraprocessados, também deixam o organismo mais inflamado, segundo a nutricionista Renata Branco. Como a bebida alcoólica já é bem inflamatória e tóxica por si só, o consumo destes alimentos é capaz de agravar a inflamação geral e sobrecarregar o fígado.
Os piores alimentos para consumir em um dia de ressaca são:
- Doces e frituras;
- Carboidratos refinados;
- Comidas gordurosas;
- Cafeína em excesso;
- Refrigerantes;
- Sucos artificiais;
- Embutidos;
- Macarrão instantâneo;
- Massas congeladas.
Vale também desmistificar um ponto: ingerir mais álcool não ajuda a melhorar a ressaca. Na verdade, o problema só se tornará ainda pior. Depois da bebedeira, os especialistas recomendam apenas a ingestão de muitos líquidos naturais, como água de coco, água, chás com ervas e sucos naturais sem açúcar.