Comida brasileira: 9 receitas típicas do Brasil para fazer já

Da Redação, com Minha Receita

Acarajé
Acarajé
Reprodução

A Band começa a exibir nesta quinta-feira, 8, às 22h45, o programa Minha Receita. Com apresentação de Erick Jacquin, a atração vai mostrar vários pratos típicos do Brasil, feitos de maneiras diversas nos quatro cantos do país. 

No entanto, você não precisa esperar o programa começar para praticar alguns dos pratos mais característicos da nossa cultura. O Portal da Band separou a seguir nove receitas com a cara do Brasil para você ir treinando para acompanhar os episódios de Minha Receita. Confira:

Feijoada
Uma das receitas mais consumidas de Norte a Sul do Brasil, a feijoada é um cozido com grãos e carne de porco. Sua origem é incerta, mas a teoria mais aceita é que ela teria sido criada por escravos que cozinhavam cortes menos nobres junto com o feijão. Vai bem com arroz, farofa, torresmo e couve frita.

Galinhada
A galinhada é um prato comum do centro-oeste brasileiro e é uma herança da época dos bandeirantes. Foram os portugueses que trouxeram o costume de preparar a galinha ensopada com arroz. Em Goiânia, é comumente consumida com pequi, fruto típico da região.

Caldo de piranha
O caldo de piranha é uma iguaria bastante consumida no Mato Grosso do Sul. A espécie de peixe, considerada carnívora, pode ser encontrada com facilidade nas bacias que banham o nosso Pantanal. Pode ser servido como entrada, acompanhado de torradas.

Baião de dois
Baião de dois é um prato de origem cearense, típico da região Nordeste e Norte. Consiste em um arroz preparado com feijão fradinho e queijo coalho. Por também ter carne seca ou carne de panela em sua composição, é considerado um prato completo e não precisa de acompanhamentos.

Acarajé
O acarajé é uma especialidade gastronômica das culinárias baianas e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão fradinho e frito em azeite de dendê. Foi trazido para o Brasil por pessoas escravizadas, durante os séculos XVIII e XIX.

Moqueca
A moqueca é um cozido de peixe ou frutos do mar, típico da culinária brasileira e angolana. Possui grandes variações em seu modo de preparo, podendo levar peixe, mariscos, crustáceos ou opções vegetarianas como jaca, caju verde, palmito, berinjela e cogumelos.

Pato no tucupi
Pato no tucupi é um prato típico da culinária paraense. É elaborado com tucupi – líquido extraído da raiz da mandioca brava – e com jambu – erva típica da região Norte. Pode ser acompanhado de arroz branco ou farinha d'água de mandioca.

Tacacá
O tacacá também é preparado com o tucupi. Típico da região Amazônica, o prato possui origem indígena e é muito apreciado em várias localidades do Norte do Brasil. O caldo de tucupi é colocado por cima da goma da mandioca, servida também com jambu e camarão seco.

Arroz carreteiro
Prato típico do Sul do País, o arroz carreteiro surgiu quando transportadores de carga atravessavam a região e cozinhavam em panela de ferro uma mistura de charque com arroz. Por sua simplicidade, podia ser preparado por um viajante solitário. As versões mais atuais do "carreteiro" são feitas com sobras de proteína animal.