Guia do churrasco: 4 lugares pelo Brasil para quem ama carne

Da Redação, com Minha Receita

Lugares para comer churrasco pelo Brasil
Lugares para comer churrasco pelo Brasil
Luccas Mattos/Vibra

No espetinho, na brasa ou no fogo de chão, servido na casa do amigo ou no rodízio, com buffet ou salada de batata e vinagrete. O Churrasco tem lugar especial na mesa e no coração do brasileiro e pode ser feito de diversas maneiras. Tamanha variedade, se você ama carne, dá até para viajar pelo país em busca de novos sabores e texturas. Confira um roteiro de dar água na boca abaixo. 

Tradição gaúcha, em Nova Bréscia (RS)  
Famosa por formar os melhores assadores de carne no País, Nova Bréscia, no Rio Grande do Sul, ficou conhecida por realizar o mais longo churrasco da história, em 2014, e entrar para o Guinness Book (o livro dos recordes). Na época, foi feito um festival de assados na região que durou oito dias. Por lá, os cortes que mais fazem sucesso são a ponta do peito e a costela. Para os fãs de carne que desejam provar a fama de Nova Bréscia, além das muitas churrascarias da cidade, o próximo festival de churrasco está marcado para outubro de 2021. Será que vai haver um novo recorde? 

Fogo de chão, em São Francisco de Paula (RS) 
Eleito pelo chef Erick Jacquin, no Minha Receita, como o melhor churrasco do Brasil, os assados feitos no Festival A Ferro e Fogo, em São Francisco de Paula (RS), fizeram o cozinheiro francês bater palmas de alegria.  Na cidade, a grande sensação é o churrasco de vala, aquele feito no chão e que derrete na boca. Para acompanhar, salada de batata, legumes assados, frango, cordeiro e até sobremesa, como sonho e frutas, completam o cardápio. Mas atenção, de acordo com o chef Marcos Livi, responsável pela churrasqueira, o menu pode ser reinventado e mudar a cada semana. 

Espetinho de rua, no Rio de Janeiro (RJ)
Parada oficial na saída do metrô da Barra, no Rio de Janeiro, o Churrasco do Júlio faz sucesso na região com espetos vendidos a R$ 7. No cardápio, vários tipos de espetinhos, o misto (de várias carnes), a kafta, o de frango, o de coração de galinha malpassado, o filé mignon, o queijo coalho e até um sanduíche de baguete de provolone recheado encantam o público. É o tipo de coisa que não dá para passar pela Barra sem comer! 

Rodízio completão, em São Paulo (SP)
Desde 1995 em São Paulo, o Jardineira Grill é um dos rodízios de churrasco mais renomados da cidade. O grande diferencial da casa é a diversidade e a qualidade do buffet, que serve opções variadas de saladas e frutos do mar. No rodízio, 24 tipos de carne fazem a alegria dos amantes de assados. 

Se arrisque em casa!
Para aproveitar um bom churrasco sem sair de casa, algumas dicas do chef Erick Jacquin podem tornar a experiência incrível. Confira aqui os segredos do francês para uma picanha, fraldinha ou maminha suculentas que vão além do básico.