Bolinho de presunto e folar transmontano: copie receitas portuguesas do Jacquin

Em episódio especial, o Minha Receita de ontem, 18, homenageou a culinária de Portugal

Da Redação, com Minha Receita

Apesar de ter uma longa história com o Brasil, a cultura de Portugal é bem diferente da nossa que diz respeito a gastronomia. Por lá, caldo verde, pastel de Belém e bolinho de bacalhau são grandes clássicos da culinária, queridos pela nação e um sucesso entre os turistas. 

No Minha Receita de ontem, 18, Erick Jacquin e sua equipe investigaram quais temperos e pratos portugueses são adorados ao redor do mundo. O chef, é claro, aproveitou a oportunidade para preparar folar transmontano e bolinhos de presunto. Confira abaixo como reproduzir as receitas em casa:

Ingredientes: 
500 gramas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 e ½ colher de chá de fermento biológico em pó
3 colheres de sopa de azeite
5 ovos
½ xícara de café de água
250 gramas de levíssimo Seara em cubos
1 colher de sopa de sal

Modo de preparo: 
Em um bowl, adicione o fermento, o açúcar, a água, quatro ovos, o azeite e o sal. Misture com um fouet, formando uma creme homogêneo. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo e mexendo até formar uma massa mole. Em uma bancada, polvilhe farinha de trigo, despeje a massa e sove por alguns minutos até formar uma massa consistente. Volte a massa para o bowl, cubra com um pano e deixe fermentar até dobrar de tamanho. Depois de fermentada, coloque novamente a massa na bancada, retire um pedaço pequeno e reserve. Com o auxílio de um rolo, abra a massa formando um círculo de mais ou menos 30 cm. Disponha os cubos de levíssimo e molde a massa no formato desejado. Acomode o ovo restante no centro da massa. Com a massa reservada, molde duas tiras e cruze-as sobre o pão. Deixe fermentar novamente por 20 minutos. Pincele com gema de ovo. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Ingredientes: 
500 gramas de batata asterix
250 gramas de levíssimo Seara
Cebolinha a gosto
Salsinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite a gosto
2 dentes de alho
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
Óleo para fritar

Modo de preparo: 
Descasque as batatas, cozinhe e amasse-as. Reserve. Processe o presunto e os temperos. Misture os ingredientes processados com a batata amassada. Adicione um ovo para dar liga, formando uma massa homogênea. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite. Molde os bolinhos. Faça uma mistura com a farinha de trigo e o amido de milho e passe as bolinhos nessa mistura. Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente.