Cebola caramelizada combina com hambúrguer, torradinhas, risoto e muito mais!

Chef Carole Crema ensina sua técnica para caramelizar a hortaliça que vira um delicioso acompanhamento; confira

Carole Crema, com BandNews FM

Cebola caramelizada é ótima opção de acompanhamento
Envato Elements

Alô, alô, turma do hambúrguer. É o seguinte, quando eu faço hamburgada aqui em casa, as meninas sempre me pedem uma cebola caramelizada, meio agridoce, que eu faço e vou ensinar agora aqui pra vocês. 

Vocês vão fazer o seguinte, pegar umas quatro cebolas, vão cortar em rodelas ou em meia lua — eu faço bem fininho, você vai fazer da espessura que conseguir, tá? Aí numa panela ou numa frigideira você vai colocar 100 gramas de manteiga, uma colher de chá cheia de sal e a cebola.

Aí você vai amolecer essa cebola, fritar, né? Mas no intuito de amolecer essa cebola na manteiga com sal. Demora, mas vale a pena, vai por mim que vocês vão amar. Então quando a cebola já tiver toda murchinha, vocês vão acrescentar meia xícara de açúcar. Pode usar o mascavo, demerara se vocês quiserem, mas pode ser o refinado.

Coloca esse açúcar refinado, vai começar a dar uma caramelizada, uma cor nessa cebola. Quando ela começar a pegar cor, você coloca uma xícara de vinho tinto, meia xícara de vinagre e mais um pouquinho de sal, mais uma ½ colher de chá de sal e pimenta do reino. 

E aí vai cozinhar no fogo baixo pra que o vinho, vinagre evaporem, deixando essa coisa ácida e o açúcar vai dar o adocicado, vai parecer uma geleia. Olha, encheu minha boca de água só de pensar. Aí você faz isso, pode guardar um pote, faz o hambúrguer, coloca um pouco dessa cebola caramelizada em cima e pronto! 

E não se esqueça que você pode sempre mandar um email pra mim através do hojepode@bandnewsfm.com.br pra me pedir receitas, dicas, fazer comentários. E, claro, nas redes sociais, @carolecrema.

Mais notícias