Hoje pode

Bolo de pistache sem açúcar: aprenda a receita da Carole Crema

Receita é feita com pistache, amêndoas e raspas de limão

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda a fazer o bolo de pistache da Carole Crema
Aprenda a fazer o bolo de pistache da Carole Crema
Envato Elements

Falei muito esses dias sobre o açúcar e suas substituições. E as pessoas me pedem muito as receitas sem açúcar. Como sempre falo, gosto de deixar isso claro, eu não sou especialista em substituições. Quem é diabético, quem tem algum tipo de problema com a alimentação, vale sempre consultar um nutricionista ou um endocrinologista, que são mais adequados, obviamente, do que eu pra passar receita de substituição. 

Mas eu encontrei uma receita legal de um bolo de pistache, que resolvi que podia ser bacana e vou aqui passar pra você, tá bom? É um bolo de pistache com limão. Anote os ingredientes.

Anote os ingredientes

Para o bolo:
150 g de pistache
Amêndoas à parte
60 g de xilitol em pó
120 ml de leite de coco ou leite vegetal de sua preferência
60 g de farinha de arroz
3 ovos 
1 colher de fermento

Para a cobertura:
400 ml de leite vegetal
Suco e raspas de 1 limão
1 colher de sopa de amido de milho
30 g de xilitol

Você vai colocar 150 g de pistache, se você quiser misturar outras castanhas também pode. Um pouco de amêndoa é bom porque às vezes é mais barato, então, você vai fazer o seguinte: triturar muito bem 150 g de pistache com 60 g de xilitol em pó. Bata, bata, bata bem no liquidificador ou no processador até virar um pozinho. Aí você vai juntar 120 ml de leite vegetal à sua escolha - eu gosto do leite de coco, é o que eu mais uso, ou de amêndoas. Aí coloco a farinha de arroz, mas pode usar farinha de aveia também (essas duas são boas e sem glúten), 3 ovos e uma colher de sopa de fermento. 

Misturo tudo e coloco numa forminha de bolo inglês. É um bolo pequeno, então uma forminha de bolo inglês ou uma forminha de furo no meio untada, só com um pouquinho de manteiga. Leve ao forno para assar por mais ou menos 45 minutos. Fica uma delícia.

E aí a parte do limão é a cobertura que você vai pegar 400 ml de leite vegetal, os sucos e as raspas de 1 limão, 1 colher de sopa de amido de milho, 30 g de xilitol e vai fazer como se fosse um mingauzinho, fica uma delícia. Se você quiser decorar, coloque por cima uns pistaches, fica maravilhoso.

Lembrando, que eu não sou nutricionista, mas de vez em quando a gente acha uma receitinha aqui bem legal.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: