Carole Crema

Amendoim doce de festa junina é para o ano inteiro; veja receita da Carole Crema

Aprenda receita fácil do docinho que faz o maior sucesso nas festas de São João

Carole Crema, com BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Amendoim doce de festa junina
Envato Elements

Falando em festa junina, sabe aquele amendoim doce? Ele é aqueles que a gente pode fazer o ano inteiro. Eu amo de paixão, fica meio cor de rosa, vendia muito nos pipoqueiros antigamente. Eu nem sei se hoje em dia tem muito pipoqueiro por aí que eu não tenho mais prestado atenção. A minha mãe chamava de amendoim praliné, que é com açúcar. 

Então é o seguinte, você vai pegar ½ quilo de amendoim cru com casca, tá? Vai colocar uma xícara de água e duas xícaras de açúcar. Aí uma colher de chá de canela em pó e a mesma medida que é uma colher de chá também de fermento. Fermento em pó. É esquisito? É esquisito, mas é isso mesmo, Brasil, pode colocar!

Coloca tudo numa panela e vai colocar no fogo médio, vai cozinhar mexendo. É o seguinte, a receita é muito fácil, mas o importante é entender o processo. O que que vai acontecer? Então, você vai mexendo primeiro a água, vai derreter o açúcar, vai começar a ferver, vai virar uma coisa meio mole, né? Líquida.

Envolvendo os amendoins, você vai lá mexendo, vai mexendo, começa a secar e aí é muito louco, porque de uma hora pra outra, de repente, ele seca, vai e aí você vai perceber que esse açúcar, ele grudou todo no amendoim e já vai fazer aquela casquinha nele. Maravilha? 

Aí você vai pegar o amendoim, né? Que já tá com açúcar, despejar numa forma, numa assadeira e vai levar ao forno por uns 15 minutos, mais ou menos, é pra secar e pra terminar de torrar o amendoim. 15, 20 minutinhos. Aí tira do forno e espera esfriar e só. É muito, muito bom. Dá pra fazer com outras castanhas também, mas juro, amendoim não tem pra ninguém. 

E não se esqueça que você pode sempre mandar um e-mail pra mim através do hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais, @carolecrema. Participe!

Tópicos relacionados

Mais notícias