The Chef

Purê de batata cremoso: 3 truques para o acompanhamento ficar sem gruminhos

Ele vai bem com tudo, do peixe grelhado ao arroz com feijão; saiba os segredos desse acompanhamento curinga e irresistível

Por redação

Purê de batata é um caso sério de amor do povo brasileiro. Saboroso e afetivo, ele acompanha tudo em perfeita harmonia, desde carnes e peixes até um pratão de legumes. Dá para comer uma versão mais rústica, mas você gosta sem gruminhos, temos as dicas certas!

Quem nos guia na missão do purê de batata lisinho e cremosão são os chefs Edu Guedes e Marcos Baldassari, dois craques na cozinha. O primeiro truque pode até ser surpreende, mas faz todo sentido se você pensar bem: ao invés de cozinhar as batatas, asse-as.

Isso faz com que as batatas acumulem menos água, deixando nosso purê super cremoso — mas se você está com pressa, não se preocupe, existe uma maneira de dar conta do recado e garantir um prato viscoso sem levar o ingrediente ao forno. É cozinhar as batatas no leite.

Seguindo as dicas de Marcos, você deve amassá-las enquanto estão bem quentes, para que não percam as propriedades e fiquem duras. Aliás, se você quer um purê realmente perfeito e tem alguns minutos no relógio, amassa as batatas manualmente, sem o uso de processador ou de liquidificador.

Peneiras serão suas melhores amigas na etapa de finalizar o prato. Passe todas as batatas amassadas pela redinha — quanto menor, melhor — e se tiver mais tempo sobrando, faça esse processo mais uma vez. A gente promete que vale a pena!