The Chef

3 segredos para o bife à parmegiana perfeito

Chefs revelam truques para um parmegiana crocante por fora, macio por dentro e inteiramente saboroso; aprenda

Por redação

Bife à parmegiana perfeito esconde alguns truques
Bife à parmegiana perfeito esconde alguns truques
Envato Elements

Bife à parmegiana é aquele clássico sem erro: crocante por fora, macio por dentro e, quando feito corretamente, muito saboroso. Pode até parecer simples, mas existem alguns truques para que o resultado fique igual aos pratos de restaurante e quem nos conta é Edu Guedes!

Como fazer um bife à parmegiana perfeito?

O chef de cozinha acredita na "regra das etapas", onde você se atenta aos momentos cruciais da receita: tempero, empanamento e fritura (na imersão, claro, pra ficar bem crocante). A primeira dica, então, é temperar muito bem praticamente todos os ingredientes da receita.

Tempere muito bem

Comece pelo bife — patinho e coxão mole são ótimas opções de corte para o seu bife à parmegiana perfeito. Com os dedos, vá "abrindo" e esticando a carne, mas se for muito complicado, conte com a ajuda do martelinho culinário.

Tempere com sal, pimenta-do-reino e outros condimentos da sua preferência. Agora, um segredo: não é só a carne que precisa ser temperada. Ovos e farinha usados no empanamento também precisam de um sabor! O que nos leva ao próximo truque:

Empane cada pedaço

Depois que todos os bifes estiverem temperados, é hora de passar na farinha e no ovo. Siga essa sequência para um bife à parmegiana perfeito: farinha de trigo, ovo e farinha de rosca, todos muito bem temperados, como explicamos acima.

Você também pode fazer uma mistura entre farinha de rosca e farinha de mandioca para a terceira etapa do empanamento. Fica diferente e super crocante, sem contar no sabor que a mandioca traz, não é mesmo?

Frite como um profissional

Como o próprio Edu Guedes diz, use sempre o "truque do pasteleiro" na hora de fritar por imersão: "regando" a parte que não está imersa no óleo com a própria gordura e depois virar para que tudo fique frito por igual.

Ah! Lembrando que, quando fritado na temperatura correta, o empanado não desgruda do alimento. E a nossa dica é que a imersão seja feita quando o óleo está entre 160°C a 180°, combinado? Pronto, você já tem tudo para o melhor bife à parmegiana!