Bolo de chocolate faz sucesso em qualquer lugar do mundo. Para o guia gastronômico TasteAtlas, a versão brasileira (com brigadeiro, claro!) ocupa o oitavo lugar no ranking mundial da sobremesa, com resultado divulgado nas redes sociais.
A competição elegeu os dez melhores bolos de chocolate do mundo e os comentários não escondem a felicidade de alguns — e indignação de outros! Isso porque a Kladdkaka, uma sobremesa sueca que lembra um brownie, levou o primeiro lugar do ranking.
"Kladdkaka merece este lugar no topo. É um bolo fenomenal!", diz um dos usuários. "Não, eu sou sueco e adoro kladdkaka, mas, honestamente, é bem simples. Um ‘molten lava cake' [bolo de chocolate estadunidense] é melhor", rebate outro internauta.
Apesar do nome difícil, o campeão que gerou toda essa discussão leva ingredientes tradicionais e métodos simples. A massa é preparada sem fermento e cria camadas que alternam entre crocância e cremosidade, proporcionando uma experiência única.
O destaque do sabor vai para o cacau, mas o acompanhamento de creme de natas batidas, que pode ser substituído por geleia de frutas vermelhas, enriquece ainda mais o prato. Claro que, para nós, nada supera o tradicional bolo de chocolate brasileiro, com muito brigadeiro.
Confira a lista dos melhores bolos de chocolate do mundo:
- Kladdkaka - Suécia
- Torta caprese - Itália
- Molten chocolate cake
- Mississippi Mud Pie - Estados Unidos
- Torta Garash - Bulgária
- Torta Tenerina - Itália
- Sacher-Torte - Áustria
- Bolo de brigadeiro - Brasil
- Texas Sheet Cake - Estados Unidos
- Chocotorta - Argentina
Como funciona o ranking do site TasteAtlas?
O TasteAtlas não é um ranking feito por críticos ou especialistas em gastronomia, mas por usuários do site, que dão notas de 0,5 a 5 para uma extensa lista de pratos típicos de países ao redor do mundo. A plataforma calcula a média das notas recebidas por cada prato.