A picanha é um dos cortes mais apreciados de carne bovina, isso não podemos negar. Suculenta, macia e mega saborosa, ela não esconde muitos segredos no preparo, mas vamos te contar alguns truques culinários que podem aprimorar o que já é bom. Confira!
Como temperar a picanha?
Embora muitas pessoas apostem no mix de temperos para dar aquele gostinho diferente na carne, o básico pode ser o melhor caminho quando o assunto é a picanha. Isso porque esse já é um corte saboroso naturalmente, graças à quantidade de gordura presente nele.
Por isso, a dica do chef Renato Pires é apostar no sal e pimenta do reino — no máximo, uma fumaça em pó, assim você preserva o sabor natural da carne. Sal grosso, alho picado e ervas frescas na manteiga que vai regar o corte também são boas alternativas!
Agora que você já sabe como temperar sua picanha, que tal descobrir os truques para uma carne super macia, saborosa e suculenta?
5 truques para a picanha perfeita
1. Escolha uma carne de qualidade
O primeiro passo para garantir uma picanha macia é escolher uma peça de qualidade. Opte por carne fresca e com uma boa quantidade de marmoreio (gordura entremeada), pois isso irá garantir uma textura mais suculenta após o cozimento.
2. Deixe sua frigideira (ou chapa!) bem quente
Certifique-se de que sua frigideira ou churrasqueira esteja bem aquecida antes de colocar a picanha. Uma churrasqueira quente sela a carne imediatamente, preservando seus sucos naturais.
3. Use a técnica de fogo indireto
Sele a carne no fogo bem alto, mas vá cozinhando ela aos poucos em uma área de fogo indireto da churrasqueira (ou o mais longe da boca do fogão). Isso permite um cozimento mais lento e uniforme, evitando que a carne fique seca.
4. Vire a picanha apenas uma vez:
Evite ficar virando a picanha constantemente. Gire-a apenas uma vez para garantir uma crosta perfeita e evitar que os sucos naturais escapem.
5. Descanso adequado:
Após retirar a picanha da churrasqueira ou da sua frigideira, deixe-a descansar por alguns minutos antes de cortar. Esse período permite que os sucos se redistribuam pela carne, resultando em uma textura mais macia e suculenta