Dicas

Qual plástico não faz mal à saúde? Dr. Bactéria explica

Biomédico faz alerta sobre algumas substâncias presentes nas embalagens plásticas; saiba como prevenir

Por redação

Existem substâncias perigosas presentes nas embalagens plásticas, segundo o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria

O especialista alertou sobre os riscos causados à saúde quando esses elementos são ingeridos durante entrevista ao programa Do Bom e Do Melhor, apresentado por Danilo Gobatto, na Rádio Bandeirantes. Saiba quais e como evitá-los: 

Qual tipo de plástico é tóxico?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, existem três substâncias que se destacam pelo alto poder de causar danos à saúde humana: Bisfenol-A ou BPA, os ftalatos e o estireno.

Geralmente, essas substâncias são liberadas com o aquecimento — quando você esquenta marmita no micro-ondas, por exemplo! Então, vamos evitar beber bebidas quentes, como chá e café, em copos plásticos, combinado?

Como saber se a embalagem plástica contém BPA?

Procure o símbolo de reciclagem na embalagem. Se houver os números 3 ou 7, é porque contém o bisfenol A (BPA), ftalatos ou estireno.

Quais problemas de saúde o plástico pode causar?

O BPA, quando ingerido, atua alterando os hormônios do corpo humano, podendo causar puberdade precoce em crianças, infertilidade, vários tipos de cânceres e são fatores determinantes de obesidade, afirma Dr. Bactéria.

Dá uma olhadinha nas suas garrafinhas de água e outros recipientes. Se tiver o número 7 marcado na embalagem, não pode ser usado para consumo. Use para guardar objetos, como parafusos, clips, mas não alimentos