Dicas

Qual o segredo do churrasco perfeito? Churrasqueiros dão 3 dicas

Temperar a carne com sal grosso apenas depois de assar está entre os conselhos dos experts em churrasco; saiba mais:

Lucas Sanseverino, da Band Vale 28/05/2022 • 09:21 - Atualizado em 30/05/2022 • 10:15

Nada como um bom churrasco em família né? Os acompanhamentos, sabores e bebidas fazem toda diferença, mas a carne é a atração principal. Mas como acertar na hora de assar a carne? Qual o segredo do “churras” perfeito?

Abaixo, confira três dicas de churrasqueiros que entendem do assunto e que podem fazer toda diferença na refeição:
 

1. Escolha carnes marmorizadas

Segundo Ligia Karazawa, profissional que é referência em unir o churrasco brasileiro com a culinária japonesa, a qualidade da carne é essencial para garantir um bom resultado. A preferência deve ser por carnes “marmorizadas”, que são aquelas que tem um depósito de gordura maior intramuscular. 

A especialidade da chef é o Wagyu, raça bovina milenar de origem japonesa. Essa carne é considerada a mais saborosa do mundo. Seu marmoreio e maciez são superiores às demais raças devido à altíssima seleção do gado e à atenção aos mínimos detalhes.


2. Asse em brasa forte – que é diferente de fogo alto

No Brasil, a estrela principal do churrasco é, sem discussão, a picanha. Danilo Neves, churrasqueiro de mão cheia e referência no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, é especialista neste corte bovino e explica que o segredo está no braseiro. “Primeiramente, um braseiro forte, um fogo constante.”

O churrasqueiro reforça que ao colocar a carne na grelha, o braseiro deve estar bem intenso – mas isso não quer dizer fogo alto, hein. Atenção! Também é importante selar a carne dos dois lados para que o suco se mantenha dentro.


3. Sal somente depois de assar

Uma dica importante é finalizar com o sal. É isso mesmo: não coloque o sal no preparo da carne, mas, sim, acrescente no fim, quando estiver no ponto do seu gosto. Assim, você não desidrata a carne. Utilize um sal de parrilla, que é mais fino e tem granulação menor.

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?