A busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada vem crescendo muito após a pandemia da Covid. Segundo o Google Trends [ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados no site], a frase “alimentação saudável” manteve sua popularidade abaixo de 75 pontos entre os anos 2017 e 2021, mas atingiu 99 pontos em abril de 2022.
Na contramão deste interesse, o consumo de frutas pelos brasileiros ainda é considerado muito baixo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 24% dos brasileiros possuem o hábito de comprar e consumir frutas.
Segundo a nutricionista Charlene Monteiro, o café da manhã precisa ser equilibrado, com frutas de bom aporte nutricional, além de fibras, proteína, carboidratos complexos e boa fonte de gordura. “Eu gosto de usar, na minha prática clínica, alguns alimentos que ajudam no trabalho intestinal, como mamão, ameixa, abacate e melão, que é rico em potássio”, explica em entrevista ao Band Receitas. “Frutas cítricas, que são ricas em vitaminas C, também são ótimas opções para o momento”, completa.
A nutri ainda explica que o boost de vitaminas e minerais destes alimentos vão garantir uma bomba antioxidante, além de preparo intestinal, auxiliando o organismo para enfrentar o dia.
Entretanto, a nutricionista explica que, apesar de ótimas, as frutas devem estar acompanhadas de proteína e fibras, visando mais energia e saciedade. “Como boa opção, temos a vitamina de abacate, por exemplo, rica em glutationa, vitaminas, minerais e gorduras boas. Ela pode ser acompanhada de aveia, dando o aporte de fibras e leite, para suplementar a proteína”, sugere.
Outras opções indicadas, e práticas, são o suco verde e a vitamina de mamão, as quais unem uma porção de vitaminas e minerais. “Aposte também em frutas ricas em vitamina C, como limão, kiwi, abacaxi e o morango”, acrescenta.