Receitas

Alimentação pós-covid: saiba o que comer durante a recuperação da doença

Nutricionista indica cinco alimentos que podem ajudar o organismo após a infecção

Da Redação, com The Chef

Iogurte e lentilha estão na lista; confira Reprodução/Unsplash
Iogurte e lentilha estão na lista; confira
Reprodução/Unsplash

A pandemia da covid-19 ainda é uma realidade. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil registra 21 milhões de casos da doença e acumula mais de 585 mil óbitos em razão da doença. Por isso, todas as medidas de higiene e o distanciamento social são necessários no combate à disseminação do novo coronavírus.

A doença é conhecida por deixar os infectados enfraquecidos; perda de massa muscular e sensação de cansaço extremo são algumas das sequelas mais comuns. A nutricionista Gislene Rocha chama atenção para a importância da alimentação na recuperação da covid-19 e indica o que comer pós-infecção.

Confira o TOP 5 da especialista:

5. Ovos

Os ovos são alimentos acessíveis, versáteis e completos. "É uma proteína animal de alto valor biológico, ou seja, que se completa dentro do organismo. Ainda possuem muitas vitaminas e minerais", aponta a nutricionista. 

4. Lentilha

Essa fonte de proteína vegetal é um "superalimento". Possui complexo B e fibras na composição, ideal para quem acaba de enfrentar a doença. O melhor de tudo é que a lentilha pode ser consumida de várias formas: quente e fria; na sopa e na salada; junto com o arroz e como base de um patê também.

3. Iogurtes

O iogurte pode contribuir com suas "bactérias do bem". Além de ser fonte de cálcio, ele tem função probiótica, que ajuda a reconstruir o organismo após a "devastação" da covid-19. Dê preferência para os iogurtes naturais e para o consumo entre as refeições.

2. Vegetais verde-escuros

"Vegetais verde-escuros são melhores porque contém um pouco mais de ferro, vitaminas do complexo B, zinco, selênio, minerais e fibras boas, que trazem uma série de benefícios", explica a especialista. Couve, brócolis, rúcula e agrião são alguns exemplos desses vegetais.

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas ocupam o primeiro lugar devido à vitamina C, que tem ação anti-inflamatória. Laranja, limão, abacaxi, acerola… Elas podem ser consumidas cruas, em sucos ou misturadas com outros alimentos. O importante é respeitar os limites do organismo durante a recuperação e o próprio paladar.

Mais notícias

Carregar mais