Dicas

Qual a diferença entre azeite extravirgem e azeite de oliva?

Especialista explica quais são os principais fatores que diferem os tipos de azeite; saiba como usá-los na cozinha

Da Redação

Especialista explica diferenças entre azeite extravirgem e azeite de oliva
Especialista explica diferenças entre azeite extravirgem e azeite de oliva
Envato Elements

Azeite faz parte do nosso dia a dia na cozinha. O óleo extraído da azeitona, fruto da oliveira, é usado no preparo de alimentos, como tempero… Um ingrediente de boa qualidade é capaz de transformar um prato. Quais as diferenças entre os principais tipos de azeite, o azeite extravirgem e o azeite de oliva? Qual a finalidade de cada um dos produtos? 

Loara Costa, diretora de marketing e trade marketing do Grupo Sovena, detentora da marca Andorinha, explica em entrevista ao Band Receitas os principais fatores que diferem os dois tipos de azeite, que dominam as prateleiras do mercado. 

“Primeiramente, é importante dizer que, no Brasil, a gente encontra, principalmente, o azeite extravirgem e o azeite de oliva. Erroneamente, a gente acredita que o azeite de oliva que, normalmente, tem o rótulo vermelho, se chama ‘virgem’. Na verdade, o azeite virgem é um produto importante para compor o azeite de oliva”, diz a executiva. 

De acordo com a especialista, os parâmetros químicos e físicos determinam a qualidade de um azeite. Além da acidez e grau de pureza, que são critérios químicos importantes, é preciso provar o azeite para perceber qualidades e defeitos. Saiba mais abaixo:

Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é o azeite perfeito, com acidez até 0,8%. “Diferentemente do que o consumidor acredita, a acidez do azeite não é percebida pelo paladar. Trata-se de um parâmetro de qualidade químico”, afirma. Segundo Loara Costa, existem muitos azeites extravirgem no mercado com atributos diferentes – eles podem ser frutados, amargos ou picantes. 

“É um azeite versátil, que pode ser usado para cozinhar, temperar ou finalizar um prato. Se o consumidor tem condições de comprar o extravirgem com frequência, ele desfruta, sim, os benefícios do azeite”, completa.

Azeite de oliva

Já o azeite de oliva é combinação do azeite refinado com o azeite virgem. Sua acidez pode chegar a 1% – a executiva afirma que “nada se perde” na cadeia de produção do alimento. “É um azeite suave, mais claro. O azeite de oliva é mais barato e muito bom. Ele é ideal para cozinhar e fritar”, detalha Loara Costa.

Serviço

Casa Andorinha

Horário de funcionamento: 29 de setembro a 22 de outubro, de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h; domingo, das 10h às 16h

Endereço: rua Mateus Grou, 458, Pinheiros - São Paulo (SP)

Entrada gratuita

Mais informações: @azeiteandorinha

Tópicos relacionados