Dicas

Quais são as farinhas mais saudáveis? Nutricionista lista 5 tipos

Farinha de amêndoas, linhaça e mais; nutricionista Adriane Marcom lista cinco opções para incluir na sua alimentação

Da Redação 25/07/2021 • 10:12
Nutricionista indica tipos de farinha
Nutricionista indica tipos de farinha
Envato Elements

Farinha é o ingrediente presente em vários tipos de receita, doces ou salgadas, como tortas, quiches, bolos, panquecas e pães. E com tantas opções fica difícil decidir qual a melhor e mais saudável para incluir na alimentação. “A gente não vai conseguir com uma única farinha aquela liga que o trigo dá por causa do glúten, que dá aquela sensação de maciez e sensação elástica. Mas dá para chegar próximo fazendo um mix das farinhas”, explica a nutricionista Adriane Marcom, no The Chef. Aqui, ela lista as cinco melhores para a saúde. Anote!

Farinha de linhaça: normalmente misturada a sucos e frutas. Ajuda no funcionamento do intestino porque é rica em fibras. “É indicada para receitas salgadas porque em doces rouba um pouco o sabor. Usada bastante em pães, quiches e tortas salgadas”, aconselha.

Farinha de semente de abóbora: tem muitos nutrientes, protege células do organismo e ajuda a aumentar a massa muscular. É rica em fibras, ajuda na saúde do intestino, tem vitaminas, minerais e baixo índice glicêmico. A dica é tostar para usar em saladas e iogurtes.

Farinha de coco: nutritiva e com vitaminas do complexo B e C. É uma farinha com consistência, por isso absorve mais água, então precisa de cuidado para não deixar a receita seca. Segundo a profissional, é uma boa opção low carb.

Farinha de castanha-de-caju: ajuda a controlar a pressão arterial, o sistema digestivo e imunológico. A dica da nutricionista é não comprar torrada para não deixar a receita com sabor amargo. “Se for fazer, compra bem branquinha e crua e triture do processador, e não liquidificador para não soltar tanta gordura”.

Farinha de amêndoas: com propriedades regeneradoras, evita a ação dos radicais livres e é a preferida de Marcom. “Para mim, é a melhor porque é neutra. A gente faz doce ou salgado. Para doces, acaba sendo o principal e para salgados vira uma base”, explica. Ela costuma ser mais cara, mas a dica é misturar com outras, como farelo de aveia.

  • band receitas
Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?