Salpicão de frango tem cara de Natal, mas cai bem o ano todo. É um prato clássico, econômico e de fácil preparo, que pode ser feito com poucos ingredientes (e pouco tempo!).
O prato usa ingredientes simples: frango, maionese, milho, cenoura e alguns itens opcionais, como frutas e uva-passa. Para dar uma textura crocante e decorar a receita, que tal usar batata palha por cima? Fica perfeito!
Para um salpicão fresquinho e saboroso, consuma na hora ou em até três dias — tempo de conservação do salpicão na geladeira. Após esse período é recomendado o descarte, combinado?
Origem europeia
As pesquisas apontam que o salpicão tem origem europeia e o nome é proveniente do termo “salpicón”, um modo de preparo francês que utiliza um ou mais ingredientes crus.
Em Portugal, o salpicão também existe, mas utiliza ingredientes como carne de porco, sal, vinho branco ou tinto, alho, colorau doce ou picante e louro. Além disso, ele é embutido e se assemelha com a linguiça.
No Brasil, a receita evoluiu para um prato frio com a combinação do frango desfiado, legumes, frutas e a cremosidade da maionese proporciona uma experiência gastronômica que é do jeito que brasileiro gosta.
Ficou com água na boca? Confira uma receita que é sucesso:
Salpicão de frango
Ingredientes
- 2 xícara(s) de chá de cenoura em tiras
- 1 xícara(s) de chá de maçã cortada em tiras
- 1 cebola roxa fatiada
- 1 xícara(s) de chá de salsão cortado em tiras
- 1 xícara(s) de chá de frango defumado cortado em tiras
- 1/2 xícara(s) de chá de uvas
- 2 xícara(s) de chá de batata cozida em tiras
- 2 xícara(s) de chá de maionese
- 2 colher(es) de sopa de creme de leite
- sal a gosto
Modo de preparo
Em uma vasilha, misture a cenoura com a maçã, o salsão, o frango, a cebola, as uvas frescas, a batata, a maionese e o creme de leite. Tempere com sal a gosto. Leve para geladeira antes de servir.