Quando o assunto é saúde mental, o Brasil não tem motivos para comemorar: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o País registra o segundo maior índice de casos de depressão no continente americano (5,8%) e perde apenas para os Estados Unidos (5,9%). A situação é ainda mais preocupante durante a pandemia da Covid-19, cujos efeitos impactam diretamente no emocional dos indivíduos.
Por isso, a nutróloga Ana Luisa Vilela, no The Chef, chama atenção para os alimentos que podem ser aliados no combate à doença. A médica especialista indica cinco opções que aumentam o "hormônio do prazer" (serotonina) no nosso organismo e destaca a importância dos antioxidantes, minerais e vitaminas nesse processo em busca da neuroproteção.
Confira o TOP 5 da nutróloga abaixo:
5. Limão e laranja
Limão e laranja são frutas ricas em vitamina C, que tem ação antioxidante. Segundo a especialista, o limão também pode ajudar a reduzir o consumo de sal e também melhora a digestão.
4. Grão-de-bico
O grão-de-bico é rico em ácido fólico, substância fundamental na produção de serotonina. Esse ingrediente pode ser preparado de várias formas: ensopado, ele é um excelente substituto do feijão; também é o protagonista de saladas, pastas e acompanhamentos.
3. Espinafre
As folhas verdes-escuras são fontes de ferro, nutriente muito importante para a produção de serotonina. Elas também possuem fibras, que ajudam a função intestinal. O espinafre é um exemplo de folha verde-escura, assim como a couve, rúcula, agrião...
2. Oleaginosas
As oleaginosas entram na lista por causa do zinco, principalmente. Mas as vitaminas B e D presentes nas castanhas também garantem a proteção dos neurônios.
1. Chocolate 70%
O chocolate possui uma substância que nos deixa felizes. No entanto, o chocolate com 70% de cacau (ou mais), além de dar prazer, tem benefícios para a saúde. Ele ajuda na qualidade do sono e no aproveitamento do cérebro.