Dicas

Quais alimentos ajudam a melhorar o humor? Veja 5 deles aqui

Salmão, castanha-do-pará e chocolate (é claro!) fazem parte da lista; saiba mais abaixo:

Da redação, com The Chef

Salmão é rico em vitamina D, que possui uma enzima que ajuda a converter o triptofano em serotonina - o hormônio do prazer
Salmão é rico em vitamina D, que possui uma enzima que ajuda a converter o triptofano em serotonina - o hormônio do prazer
Envato Elements

Anda meio desanimado? O chef Edu Guedes conversou com a nutricionista Fernanda Giacomo no programa The Chef sobre quais alimentos ajudam a melhorar o humor. Em tempos de pandemia, muitos passaram a se sentir mais depressivos e ansiosos, e uma alimentação adequada pode ser aliada no combate desses sentimentos.

A nutricionista recomenda alimentos que agem na produção de hormônios que estabilizam a felicidade e diminuem a sensação de cansaço, irritação e tristeza. Esses alimentos trabalham em conjunto, e a longo prazo, causando interferência saudável no humor. 

Muitos associam a alimentação à felicidade, ingerindo alimentos gordurosos e ricos em açúcar. Contudo, estes alimentos causam “falsa” satisfação, já que geram picos de glicose no corpo, que logo entra em queda e tem o efeito contrário no humor, gerando vontade de consumi-los novamente. Abaixo, veja o top 5 alimentos recomendados por Fernanda Giacomo:

Castanha-do-pará

É rica em selênio, mineral que regula o funcionamento da tireóide. Essa glândula é responsável pela manutenção dos neurotransmissores no corpo. Doenças que interferem no funcionamento deste órgão, por exemplo o hipotireioidismo, causam sintomas como cansaço e estresse. Por isso, ao regular a tireoide é visível perceber a melhora do humor. 

O selênio no corpo aumenta o metabolismo da serotonina, neurotransmissor que controla o humor e o sono. 

Aveia

A aveia é um superalimento com diversas funcionalidades. Por ter zinco, ajuda a melhorar sintomas depressivos e contribui para a saúde cerebral. Quando metabolizado, esse mineral deixa o cérebro mais alerta, melhorando a capacidade cognitiva e diminuindo o cansaço. 

O cereal também é rico em vitaminas do complexo B, o  que melhora a disposição cerebral. O chef Edu Guedes recomenda algumas receitas, como panqueca de aveia com banana, pão com farinha de aveia e aveia crocante com salada. 

Chocolate

Fernanda indica, especificamente, o chocolate amargo, uma vez que o açúcar em excesso pode contribuir para a piora no humor. Quando metabolizado, o açúcar causa euforia inicial com pico de glicose, mas, logo depois, acontece uma queda. Essa variação brusca gera alterações de humor, irritabilidade, ansiedade e cansaço.

O chocolate amargo, por outro lado, pode trazer muitos benefícios. O triptofano, muito presente no cacau, é um aminoácido responsável pela formação de serotonina, agindo diretamente na sensação de felicidade. 

Esse peixe é rico em vitamina D e ômega 3. A vitamina D tem uma enzima que ajuda a converter o triptofano em serotonina. A nutricionista ressalta a importância de consumir uma diversidade de alimentos que se complementam e, no final, trazem muitos benefícios juntos.

O ômega 3 é uma gordura que contribui com os impulsos nervosos. Essa gordura ajuda na conexão entre neurônios e na formação da bainha de mielina, que é um tecido adiposo que envolve a célula nervosa e aumenta a velocidade dos impulsos nervosos.

A nutricionista também recomenda o consumo de atum e arenque, que possuem nutrientes parecidos com o salmão.

Chá verde

O chá verde é um dos alimentos que mais contribuem com o humor por ter a teanina, uma substância que, quando metabolizada, produz serotonina. Por ter ação termogênica, o recomendável é consumir até o período da tarde, não só para não atrapalhar a noite de sono, mas também para manter os níveis de serotonina estáveis ao longo do dia.

Fernanda fala para se atentar ao tipo de chá verde que é consumido, pois os blends e com composições diferentes podem ter efeitos contrários no corpo. 

Ela também recomenda o consumo de todos esses alimentos durante o dia, para melhor estabilidade do corpo.