Hoje pode

Saiba a diferença entre o açúcar cristal, mascavo e refinado

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Saiba a diferença entre o açúcar cristal, mascavo e refinado
Saiba a diferença entre o açúcar cristal, mascavo e refinado
Envato Elements


Vamos entender hoje as diferenças entre os açúcares cristal, mascavo e refinado. Começamos pelo mascavo. 

O mascavo é um açúcar que não passa pelo processo de refinamento. Tem muito mais qualidade nutricional, é mais saudável, tem um pouco de fibra e minerais e vitaminas que não estão presentes na versão refinada. Ele também tem mais água – sendo mais úmido que os demais – e sabor, o que eu acho maravilhoso, mas é preciso considerar, uma vez que ele pode roubar o sabor da receita. 

Já no açúcar cristal, o caldo da cana passa pelo processo de purificação antes. Na sequência há evaporação, que é tirar todo o excesso de líquido; cristalização, que é secar até que o açúcar contido na garapa vire cristal; centrifugação, que vai separar o grão da impureza; e, por fim, secagem. 

É a partir do açúcar cristal que outros tipos de açúcar começam, como o refinado. Este vai ser produzido a partir da diluição do açúcar cristal. Essa calda proveniente da diluição do cristal passa por diversos processos de peneiramento, para ficar com ainda menos fibras e impurezas. Essa parte mais fina é separada por meio de secagem. 

No processo acima, as boas refinarias produzem o açúcar de confeiteiro e o refinado, que é o mais indicado para a produção de todos os doces. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.