Dicas

Quais alimentos ajudam a hidratar o corpo? Nutricionista indica o top 5

Os alimentos abaixo não substituem o consumo de água, alerta a especialista, mas auxiliam na hidratação daquelas pessoas que normalmente transpiram muito; entenda:

Da redação, com The Chef

É daquelas pessoas que tem dificuldade de beber água ao longo do dia? Ou é do time que transpira demais? Os cinco alimentos abaixo não substituem o consumo de água, mas complementam a hidratação do corpo. As indicações são da nutricionista Raquel Awade, convidada do programa The Chef com Edu.

“Esses alimentos vão auxiliar as pessoas na hidratação, principalmente àquelas que vivem em lugares mais quentes ou que transpiram muito ao longo do dia”, diz Raquel. Leia abaixo: 

Laranja

A laranja, segundo a especialista, é 89% composta de água, mas isso não quer dizer que está liberado comer uma dúzia dela durante o dia. “A hidratação proveniente de todos os alimentos corresponde somente a 10% da quantidade de água que o nosso corpo necessita por dia”, explica.  A sugestão da nutri, aliás, é o consumo da fruta após o almoço. “Gosto de incluir a laranja como sobremesa, porque além da quantidade de água, também é rica em vitamina C, ajudando na absorção do ferro da refeição”.


Melancia

A melancia tem por volta de 92% de água na sua composição. E de acordo com Raquel não é necessário se preocupar com a quantidade de açúcar presente na fruta. “O açúcar que a gente tem que se preocupar é o adicionado industrialmente aos alimentos”, diz. A especialista sugere o consumo in natura. “O suco da fruta também é saudável, mas quando a gente, por exemplo, coa o suco de uma fruta, as fibras se perdem – e isso vale para todas as frutas”, explica. 


Abobrinha do tipo italiana

A abobrinha do tipo italiana possui 93% de água na composição. Vale o consumo in natura (não cozido) em saladas, por exemplo.

Alface


A alface, se fresca, pode chegar a ter 96% de água em sua composição. E não é só este o benefício da verdura. Segundo Raquel, a alface possui propriedades calmantes (lactupirina e lactucina, moléculas no caule e folhas). Vale, portanto, o consumo à noite para o tratamento de insônia. 

Pepino

Quer turbinar a hidratação do corpo? Aposte em uma salada de alface com pepino. Diurético natural e rico em potássio (o que ajuda na flexibilidade dos músculos), o pepino chega a ter 97% de água na composição – e é ótimo para melhorar a circulação sanguínea.