Macarrão pode até ser um prato simples na teoria, mas na prática ele esconde truques bem complexos — como não secar? Devo colocar óleo na água do cozimento para a massa não grudar? O que fazer para dar sabor? O Band Receitas te explica tudo!
Quem nos ajuda nessa missão é o chef Manoel Batista, que já atuou em restaurantes como Fasano, Ráscal, Coco Bambu e Piselli. Ele foi mais um dos convidados do The Chef com Edu Guedes e preparou um prato pra lá de saboroso!
Primeiro, a água que vai receber a massa deve estar bem salgada, como a água do mar. Isso porque o sal confere sabor e tem um efeito abrasivo na superfície do macarrão, o que o impede de ficar pegajoso e grudento — ou seja, nada de óleo na panela, combinado?
Segundo, tenha um molho bem saboroso. O chef Manoel vai além e executa uma técnica curiosa, que chamou atenção no programa culinário do Edu Guedes: ele dá uma “fritadinha” no molho vermelho antes de integrar o macarrão na frigideira ou panela. Isso desenvolve o aroma do molho — ainda mais se tiver ervas como manjericão ou sálvia neles!
A última dica não exige muito (nem tempo e nem ingredientes) do cozinheiro: basta reservar a água do cozimento do macarrão e usar no preparo do prato! Na panela, a massa solta uma boa quantidade de amido, transformando esse líquido em um poderoso emulsificante e espessante. O resultado? Um molho mais cremoso e cheio de sabor!
Para incluir o ingrediente no prato, o truque é reservar algumas xícaras dessa água e acrescentá-la ao molho durante o preparo, sempre mexendo muito bem, até que tudo se misture por completo. Serva para o macarrão que secou ou para aquela massa que ficou encorpada até demais, sabe?