Polêmica: guia compara feijoada com prato gringo e brasileiros se revoltam

TasteAtlas listou as diferenças entre a feijoada brasileira e a portuguesa, mas nem todo mundo gostou da comparação; entenda

Por redação

Feijoada brasileira é comparada com a portuguesa, mas não há semelhanças
Freepik

Feijoada pode até ter herança portuguesa, mas foi no Brasil que virou paixão culinária. Saborosa, tradicional e afetiva, a receita é tão amada que ostenta uma verdadeira legião de fãs na internet – e os comentários de uma publicação recente do TasteAtlas são prova disso!

O guia gastronômico estadunidense fez um postagem listando as diferenças (desde os ingrediente, a preparação e forma de servir) entre a típica comida brasileira e uma versão de feijoada portuguesa.

“Estão de sacanagem? É como comparar um iceberg com um cubo de gelo", disse um internauta revoltado. "As duas são deliciosas, mas não são nada parecidas. Que comparação ridícula, não têm nada em comum, nem o feijão é o mesmo", desabafou outro.

De certa forma, é verdade. A feijoada brasileira em nada se parece com a portuguesa — enquanto a primeira leva feijão preto como base a outra leva feijão branco ou roxo. Nas carnes, a diferença também é gritante: bacon, paio, carne-seca e louro são substituídos por presunto, cenoura, repolho e páprica no prato europeu.

Isso tudo sem falar no tempo de preparação e na tradição do prato que, aqui no Brasil, leva mais de duas horas para ser preparado e é servido aos sábados. Em Portugal, a refeição é consumida praticamente todos os dias, sem nenhuma especialidade e demanda poucos minutos. É só misturar tudo e pronto.

Mais notícias