Por que comemos feijoadas aos sábados?

Da Redação. com Minha Receita

Feijoada
Feijoada
Lucas Mattos/Band

No Minha Receita desta semana, o apresentador Erick Jacquin conheceu todos os segredos e tradições que envolvem um dos pratos mais famosos da culinária brasileira: a feijoada. Uma dessas tradições é de comer o prato aos sábados (e às quartas-feiras, em São Paulo). 

Não se sabe ao certo como começou essa tradição. Alguns acreditam que sábado tenha sido o dia escolhido, pois é quanto temos mais tempo para cozinhar e fazer a digestão depois de comer.

Porém, a teoria mais corrente é que tenhamos herdado essa tradição da colonização portuguesa. Um prato que se assemelha ao nosso, a transmontana, é preparado com feijão branco, orelha, focinho e outras parte do porco. Também é servido com arroz. Geralmente, ele é consumido aos finais de semana pelos portugueses.

Outra tradição que herdamos de Portugal foi o consumo de peixes às sextas, devido à tradição católica. Em São Paulo, os restaurantes populares seguiram os costumes portugueses e criaram um dia para cada tipo de prato ser consumido. É o famoso prato do dia. Assista ao vídeo do programa e conheça mais da história da feijoada: