Dicas

O que comer junto com as frutas? Nutricionista alerta para as piores combinações

Para quem acha que a granola é a heroína da alimentação, saiba que a versão adoçada não traz muitos benefícios

Da redação com The Chef

Amamos fazer combinações com frutas, né? As possibilidades são enormes, mas a atenção também deve ser para que o alimento não perca os benefícios que tanto precisamos. Foi por isso que a nutricionista Jeane Soares participou do The Chef, ou seja, dar dicas valiosas sobre o tema.

A especialista lista as cinco piores opções para você adicionar às frutas e/ou saladas de frutas. Confira:

Granola adoçada


Para quem acha que a granola é a heroína da alimentação, saiba que a versão adoçada não traz muitos benefícios, apesar das castanhas e fibras. Por exemplo, uma porção de uma xícara passa de 200 calorias, o que vai “boicotar” a fruta.

“O ideal é não usar a granola adoçada com frutas. O casamento perfeito é com iogurte, coalhada, creme de ricota. Então, guarde a granola para o iogurte, o lanchinho”, explicou Jeane.

Leite condensado

Você quer saber por que o leite condensado aparece na lista? Normalmente, as pessoas não costumam dosar a quantidade do produto ao consumi-lo. Por conta disso, facilmente um quarto de uma caixinha, por exemplo, o que já representa mais de 300 calorias.

“Vale a pena queimar cartucho com o leite condensado na sua fruta, salada de fruta? Vamos guardar o leite condensado para uma receita”, aconselhou a especialista. 

Açúcares


Vale lembrar que todos os açúcares, do demerara ao mascavo, têm a mesma quantidade de caloria. O que muda, segundo a nutricionista, é o refinamento: quanto mais refinado, menos saudável o é.

“Em vez de adicionar o açúcar às frutas, permita-se experimentar o doce da fruta. Às vezes, a laranja não está tão doce, mas se permita experimentá-la sem pensar que esteja comendo um flan ou um chocolate”, afirmou Jeane.

Chantilly

O chantilly tem o mesmo problema do leite condensado, pois ninguém mede quanto vai consumir. Para piorar, o produto é extremamente gorduroso, tanto que cerca de 30 g, a depender da marca, chega a ter 100 calorias. 

“Hoje, ainda temos o falso chantilly, que são os vegetais. Tanto o de creme leite como esses são riquíssimos em gordura, que não é gordura saudável. São gorduras que vão piorar esse perfil lipídico com colesterol e doenças cardiovasculares”, advertiu a nutricionista.

Caldas e coberturas industrializadas


Esta advertência tem a ver com o fato de as caldas industrializadas terem misturas de muitas substâncias e poucas frutas. Muitas marcas nem têm a fruta, mas apenas corante e o aroma.

“Pergunto novamente: vale a pena você colocar isso na sua salada de fruta? E essas caldas são muito usadas em bananas, apesar de a fruta ser extremamente doce”, concluiu Jeane em entrevista ao Edu Guedes.