Moqueca é assunto sério. Mais do que uma receita saborosa e afetiva, é também prato-ícone do Espírito Santo e da Bahia, dois estados brasileiros reconhecidos pela rica gastronomia e pelo preparo diferenciado do ensopado potente — e bota diferença nisso!
A iguaria caldosa é tão importante para a culinária brasileira que foi tema do primeiro embate da 11ª temporada do MasterChef Brasil. Na estreia, transmitida ontem (28) na tela da Band, uma capixaba e um baiano disputaram a primeira vaga do talent show com uma moqueca de dar água na boca.
Embora igualmente saborosos, os dois pratos são totalmente diferentes: enquanto os baianos não abrem mão do leite de coco, do pimentão e do azeite de dendê, a receita dos capixabas não conta com estes ingredientes e costuma ter urucum, limão e muito coentro.
A distinção se revela tanto na estética quanto no sabor do prato, já que a receita da Bahia é mais untosa e com um retrogosto adocicado e a do Espírito Santo é mais leve e cítrica — Helena Rizzo define como "equilibrada e, ao mesmo tempo, potente".
Foi o que a chef premiada disse a Laura, participante que conquistou o primeiro avental da temporada de 2024 com uma legítima moqueca capixaba. Uau! Há também a moqueca paraense e maranhense, mas isso já é assunto para uma próxima matéria.
Perdeu a estreia do MasterChef? Assista o episódio em Band.com.br ou no canal oficial do programa no YouTube, na plataforma de streaming Max e no canal Discovery Home & Health na sexta-feira (31), às 19h.