O que não pode faltar em um lámen? Para Simone Xirata, idealizadora do Jojo Ramen, em São Paulo, é o hanjuko tamago, um ovo perfeitamente cozido e marinado servido com a sopa asiática. Engana-se, porém, quem acredita que a iguaria é um ovo cozido qualquer.
Traduzindo do japonês, hanjuko tamago significa "ovo de centro mole". "A gente faz uma cocção perfeita para que ele esteja com toda a parte da clara cozida, coagulada, porém o centro bem cremosinho. Fora isso, a gente o coloca em uma marinada, por isso ele fica com um tom mais escuro", explica Jana Costa, chef do Jojo Ramen.
A marinada faz com que ovo absorva sabor e fique temperado. "A ideia dele, no lámen, é que a gema cremosa se misture ao caldo, trazendo ainda mais complexidade tanto para o caldo quanto para o topping, conforme ele é comido", acrescenta a profissional.
Então da próxima vez que um parente achar um absurdo você sair de casa para comer macarrão e ovo cozido, está liberado dar essa canetada: o hamjuko tamago é muito mais do que um ovo cozido, e o lámen é muito mais do que um macarrão qualquer.