Brigadeiro é a receita mais brasileira do mundo e ninguém pode negar. Em outros países, é conhecido como “brazilian chocolate ball” (bola de chocolate brasileira, em tradução para o português) ou expressões similares. E, com tanta história no nosso país, obviamente a receita também tem diversas variações – seja usar só leite condensado e achocolatado, diminuir o tempo de preparo com farinha de trigo, apostar em chocolate em barra…
O Band Receitas conversou com a chef Marcella Travassos, que comanda a Pietra Pâtisserie e formada na escola gastronômica Le Cordon Bleu, para dar dicas e quebrar mitos sobre a receita do brigadeiro perfeito.
Farinha de trigo no brigadeiro: pode ou não pode?
Para quem usa farinha para aumentar o volume do doce e chegar rapidamente ao ponto, a especialista avisa: “Não é necessário e pode mudar o sabor do preparo. Se não cozinhar o suficiente, fica com gosto de farinha. Se cozinhar demais, endurece”, explica Marcella. “É um risco que não vale a pena”, completa.
E adicionar ovo na receita?
Outro ingrediente extra que, muitas vezes, aparece em receitas de brigadeiro é o ovo. Esse, de acordo com a chef, é muito bem-vindo. “Uma gema de ovo vai bem na receita já que é um emulsificante natural. Ao ser adicionada, ele fica mais aveludado e cremoso”, divide a confeiteira.
Como atingir o ponto perfeito do brigadeiro?
Para fazer o brigadeiro perfeito em casa, Marcella dá o tom: “Escolha os utensílios e ingredientes certos”. Ela reforça que é necessário uma panela de fundo grosso, espátula de silicone e ingredientes de boa qualidade. “É muito importante adicionar gordura ao preparo, como creme de leite, manteiga ou até mesmo a gema. Além disso, mantenha o fogo em temperatura média e tenha muita paciência”, finaliza.