Dicas

Como tirar o gosto de queimado da carne? Chef ensina truques

Chef de cozinha ensina técnicas para recuperar o sabor do alimento de acordo com o grau da queimadura; confira:

Bruna Berti

Como tirar o gosto de queimado da carne? Chef ensina truques
Como tirar o gosto de queimado da carne? Chef ensina truques
Envato Elements

Quem está habituado a cozinhar sabe a importância de ficar de olho no tempo de preparo da carne – seja ela assada, cozida ou frita – e que qualquer minutinho a mais pode causar um enorme prejuízo para o sabor final do prato. Ih, passou do ponto? Queimou? O resultado é o famoso sabor amargo do queimado, e que pode, dependendo do grau da queimadura, transferir para todo o alimento, e não apenas no local onde queimou. 

O chef de cozinha francês, Benoit Mathurin, que comanda a cozinha do Esther Rooftop, em São Paulo, explica que existem formas de lidar com a carne queimada, de acordo com o grau. “Para aquelas que queimaram pouco, existe a possibilidade de raspar o fundo da carne com a lâmina de uma faca, retirando as partes mais queimadas e usar uma toalha úmida na superfície para retirar os pontos desagradáveis”, explica o chef. 

Já para aquelas que passaram muito do ponto, o indicado é cortar as partes mais prejudicadas, (o que não é tão legal pois causa desperdício) e voltar a carne para a grelha para finalizar novamente.

Outra ideia pode ser picar a carne que foi queimada, após tentar reduzir os pontos mais prejudicados, e cozinhar em fogo leve com molho de tomate, obtendo um resultado saboroso e muito prático. 

Quer mais um truque? Para o chef, uma solução saborosa e simples, porém sofisticada, é criar um “molho potente”, como um fonduta de gorgonzola ou um molho poivre, disfarçando, assim, o sabor do queimado. Veja como é fácil:

Fonduta de Gorgonzola


Ingredientes:

  • 100 g de gorgonzola
  • 100ml de creme de leite

    Modo de preparo: 

Derreta o queijo no creme de leite e tempere com especiarias a seu gosto e sirva por cima da carne. 

Molho Poivre 


Ingredientes:

  • 40 g de manteiga
  • 100 g de cebola picada
  • 25 g de pimenta-do-reino triturada
  • 100 ml de conhaque
  • 150 ml de creme de leite


Modo de preparo: 

Junte a manteiga, cebola e pimenta e cozinhe em fogo baixo. Deixe flambar com o conhaque, deixando reduzir até obter um molho untuoso. Sirva com a carne!