A nutricionista Laís Epifanio Machado dá dicas de seis substituições que funcionam na hora do preparo.
Ovo
Em uma receita de bolo, o ovo traz elasticidade, maciez, umidade e auxilia no crescimento da massa. Ele pode ser substituído por geleia de chia de chia ou geleia de linhaça. Para preparar, coloque uma colher de sopa de chia ou linhaça + 3 colheres de água, que são equivalentes a 1 ovo. Deixe a mistura por 15 minutos em descanso até criar uma espécie de geleia.
Para quem não consome alimentos de origem animal, outras boas opções são a pasta de amendoim e as castanhas. “Três colheres já trazem umidade para o bolo, mas podem deixar gosto residual”, explica a nutricionista. Além disso, a lecitina de soja (uma colher de sopa por ovo) e o agar-agar, gelatina vegetal extraída de algas marinhas vermelhas, também trazer consistência à massa - nesse caso, o recomendado é usar uma colher de sopa misturada a uma colher de água para cada ovo que deseja substituir.
Açúcar
O açúcar traz leveza, estrutura e maciez para o bolo e pode ser substituído por adoçantes naturais, como stevia, xilitol, mel, banana amassada, uva-passa e tâmaras. Vale ressaltar que algum destes ingredientes pode deixar sabor residual na receita, então sempre se atente às combinações.
Leite
Pode ser substituído por água, suco de laranja (se for bolo de laranja) ou leites vegetais, como leite de coco, leite de amêndoas, leite de aveia e leite de soja.
Fermento
Aposte nas claras em neve. Claro que com o fermento o bolo vai ficar maior e mais fofinho, mas, se faltar em casa, essa opção também auxilia no crescimento da massa.
Óleo
Responsável por trazer maciez para a massa, pode ser substituído por manteiga, margarina e óleo de coco.
Farinha de trigo refinada
Pode ser substituída por farinha de coco, farinha de amêndoas, farinha de quinoa e farinha de trigo integral. Como a integral é mais pesada que a refinada, talvez o bolo perca um pouco a leveza. Por isso, o recomendado é utilizar 50% de farinha integral e 50% de farinha refinada. Como o trigo é fonte de glúten, algumas pessoas possuem restrições. Nesse caso, uma boa opção é a farinha de arroz misturada a algum componente que dê “liga” na massa, como o polvilho e goma xantana.