Você sabia que São Paulo é a cidade com mais padarias em todo o Brasil? A capital paulista, que completa 471 anos neste sábado (25), consome cerca de 20 milhões de pães franceses por dia, segundo informações do Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão).
Companheiro para todas as horas, o pãozinho vai do café da manhã ao jantar e um dos mais amados na cidade é o pão na chapa. Mas em São Paulo, especificamente, o item é vendido de três maneiras diferentes: tradicional, de entrada e de saída.
Ao Bora Brasil, Alisson Lopes, gerente da padaria Vila Moura, na capital, explica quais são as diferenças entre eles. Entenda:
Pão na chapa de saída
É o pão com manteiga que vai para a chapa e, depois, recebe uma farta camada de requeijão por cima da casquinha criada no fogo.
Pão na chapa de entrada
Nesta versão, o pão recebe a camada de requeijão antes de ir para a chapa. O resultado é uma crostinha crocante com recheio cremoso. "É o mais pedido em São Paulo", entrega o gerente.
Pão na chapa tradicional
É a versão mais simples, mas ainda muito gostosa: o pai vai para a chapa com manteiga e fica do jeitinho que todo mundo ama em todos os estados do país.