Como organizar uma festa de Natal para a família?

Preparamos um guia completo de como receber os convidados com muito charme e sabor, sem desperdiçar nada

Da redação

Como organizar a ceia de Natal?
Envato Elements

Vai receber em casa e está preocupado? É sua primeira vez como anfitrião nas festas de fim de ano? Fique tranquilo! O Band Receitas preparou um verdadeiro guia de como planejar a ceia de Natal para toda a família e impressionar os convidados.

Como planejar a ceia de Natal em família?

Planejar as festas de fim de ano não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário: pode ser uma atividade gostosa para fazer em família e tudo deve sair nos conformes se você se atentar a alguns detalhes. Te contamos quais aqui:

Faça a lista de convidados

Antes de qualquer cálculo e rascunho, você precisa saber quantas pessoas vai chamar — e principalmente uma média de quantas vão, afinal, ninguém quer que falte ou sobre comida demais na festa, não é mesmo?

Estude com cuidado, pensando se tem a quantidade certa de louças para tudo mundo e o espaço necessário para receber as pessoas. Depois que tiver com tudo isso bem pensando, é hora de começar a pensar nos comes e bebes, sempre pensando no seu orçamento.

Defina o orçamento

É muito legal sonhar alto e fazer mil planos para um evento, mas trabalhar com a realidade é sempre a opção mais certeira! Uma ceia não precisa de exageros ou ostentação para ser boa e fartura não significa pratos caros e sofisticados — exemplo: essa receita de frango assado natalino é saborosa e super em conta.

Caso a grana esteja curta, foque em petisquinhos e aperitivos para não precisar de muitos pratos principais, mas nada te impede de considerar a possibilidade de pedir para que que os convidados tragam algum prato para colaborar com a festa, por exemplo. Fique tranquilo, está dentro do “manual de boas práticas”!

Planeje o cardápio

Pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas organizar o cardápio da ceia é mais simples do que você pensa. Basta ter em mente, inicialmente, essas etapas: entrada, prato principal e sobremesa — os acompanhamentos da segunda categoria entram como complemento.

O cálculo da quantidade de comida por pessoas na festa varia muito de alimento para alimento. Pensando numa tábua de frios e embutidos, a conta deve ser feita levando em consideração 150g por pessoa. Já pães e torradinhas: 50g por convidado.

Segundo a chef de cozinha Keila Aviano, ex-participante do MasterChef Profissionais 2023, o recomendado é contar os alimentos crus: 50g de arroz cru, 200g de maionese e 50g de farofa por pessoa, por exemplo.

“Patês e antepastos, acompanhados de torradinhas, queijos, amendoins e embutidos, como salame, presunto cru e copa, são ótimas apostas para forrar o estômago e acalmar os convidados”, sugere a cozinheira.

Os vegetais também não ficam de fora da lista — 150g por pessoa é o suficiente, a mesma quantidade de massa. Agora, quando o assunto é carne, devemos considerar que uma pessoa come em média 200g de carne. 

Ou seja, um peru congelado de 3kg pode servir, no máximo, 9 pessoas, levando em conta que a peça não rende o total de seu peso. Seja precavido e sirva um peru de 4,5kg ou ofereça uma segunda carne, como pernil, peixe ou tender.

Ah! Importante lembrar que crianças comem bem menos, então, considere metade da quantidade de comida para os pequenos, de acordo com Keila.

Que tal cozinhar juntos?

Falando em crianças, que tal aproveitar o clima natalino e colocar em prática a mensagem que está por trás da data? Chame a criançada para ajudar na ceia, elas podem ser ótimas nisso — essas tábuas temáticas, inclusive, são perfeitas para essa atividade!

E as bebidas?

Keila indica o cáculo de 600 ml de sucos e refrigerantes por pessoa. Já o consumo de água fica em 300ml por pessoa. No caso das bebidas alcoólicas, o cálculo é diferente. Vinho? Uma garrafa de vinho para cada três convidados. Chopp? 1 litro por pessoa. Cerveja? Três latas por pessoa, em média.

O importante, para a cozinheira e empresária, é conhecer os seus convidados. “Cada evento tem um público diferente. Então, essas dicas funcionam como referência, mas você deve entender o tipo de evento. E sempre pergunte sobre restrições alimentares”, alerta Keila.

Capriche na decoração

Claro que uma árvore bem decorada é lindo e mágico, mas quem disse que a temática deve estar apenas nas paredes e no chão? A ceia também merece esse toque de capricho, então separamos algumas ideias criativas para você apostar – guirlanda de brigadeiro, biscoitos natalinos, docinho de boneco de neve e anjinhos comestíveis!

Mais notícias