Receita de café? Isso mesmo. Existe proporção certa e técnica esperta para ele sair sempre bom, do jeitinho que todo mundo gosta. Quem nos conta o segredo da bebida favorita do brasileiro é o atual campeão brasileiro de barista Daniel Vaz.
Ele entende do assunto como ninguém. É especialista no grão, desde a colheita até o momento que o café chega até a sua casa, proprietário da Five Roasters, torrefação do Rio Janeiro (RJ) e ainda representa o Brasil na World of Coffee Busan. Ufa!
Segundo o barista, o preparo de um bom café começa com a escolha de um bom grão: "O ideal é dar preferência a comprar o café em grãos e moer na hora do preparo a quantidade que for utilizar, assim nós conseguimos preservar mais os sabores e a qualidade do café".
O segredo, no entanto, está ainda mais perto do que você imagina. "Tanto no café em grão no moído, sempre verifique a data da torra: quanto mais recente melhor", revela o especialista na bebida aromática.
Qual é a cor do café de boa qualidade?
Todo mundo já ouviu a premissa de que café bom é amargo e forte. Daniel não concorda com o princípio: "O Brasil é o maior produtor de café do mundo, então, vamos provar cafés diferentes, sair do extra forte e o tradicional".
Não existe certo ou errado porque todos nós temos memórias afetivas com café e, nessa memória, ele vai ser forte e amargo, mas hoje nós temos outras opções com mais qualidade
E um café de qualidade não precisa de torra carbonizada, característica que o Daniel considera existir para esconder os defeitos do grão: “Uma torra para ressaltar os sabores que ele tem já é o suficiente. Por isso, os cafés especiais e de boa qualidade (que muitos chamam de 'chafé'), tem uma cor mais clara".
3 passos para o coado perfeito
- Sempre escalde o filtro! Dessa forma, retiramos o sabor do papel e já aquecemos o porta filtro;
- Use uma boa proporção de café e água: 10 gramas de café para 100ml de água. Se não tiver uma balança, use uma colher de sopa bem cheia de café moído e aproximadamente metade de um copo americano;
- Ferva a água sem medo! Quanto mais quente, mais eficaz para fazer o café.