Dicas

Como fazer o tempero mexicano em casa: chefs ensinam receitas práticas

Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do restaurante Metzi, em São Paulo, ensinam duas receitas práticas para deixar pratos caseiros com sabor de México

Por Stefani Sousa

Como acertar no tempero mexicano - anote dicas
Como acertar no tempero mexicano - anote dicas
Melissa Haidar/Band

Se você assistiu ao MasterChef da última terça-feira (16), certamente ficou com água na boca ao conferir as receitas apresentadas pelos chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz. O casal comanda a cozinha do restaurante Metzi, em São Paulo, e é especialista na fusão entre as gastronomias do México e do Brasil.  

Em entrevista ao Band Receitas, a dupla entrega dicas culinárias para quem deseja preparar pratos em casa com um gostinho de México. Luana indica uma combinação fácil, com ingredientes comuns na mesa do brasileiro. “Utilize uma salsa [molho] a base de cebola, alho, tomate e alguma pimenta batida. Se agregar na comida, com um pouquinho de limão, já vai dar o gostinho”, orienta.  

Já Eduardo aposta em um processo um pouco mais longo, porém certeiro: “Uma receita fácil é usar pimenta-dedo-de-moça desidratada em baixa temperatura, como 60?°C, por 24 horas. Depois, junte com cebola, alho, tomate e cominho. Bata no liquidificador e tempere uma carne de panela”. Partiu testar? 

Os cozinheiros profissionais ainda falam do mole, tradicional receita da culinária mexicana e base para diferentes pratos. Confira abaixo: 

Qual é a diferença entre salsa e mole? 

A diferença entre salsa e mole é que a salsa é um complemento. Pode ser apimentada ou não. O mole é sempre um prato principal, acompanhado de proteína animal ou vegetal, mas sempre aparece como protagonista.  

Qual é o mole mais fácil de fazer em casa? 

O clássico mole verde está no topo da lista dos mais simples. “Branqueie o tomate verde com talos de brócolis ou espinafre. Toste alguma castanha e bata tudo no liquidificador. Use a água do branqueamento pra ir chegando na consistência desejada”, sugere a chef. 

Quantos tipos de mole existem no México?  

Mais de 50, de acordo com Eduardo. Mas estes são apenas os moles utilizados como base. “Se você vai para o Sul, há o mole da minha tia que pode ser diferente do da minha avó. Há uma infinidade de receitas", finaliza.