Os biscoitos de Natal são mais uma atração para a ceia e podem ser moldados em diferentes formatos. Macios e perfumados, ainda servem como lembrancinha de fim de ano e fazem a alegria de crianças e adultos ao redor da mesa.
No Cozinha do Bork, programa de acervo da Band, o chef Daniel Bork ensinou uma receita que combina açúcar mascavo, canela, gengibre, cravo-da-índia e mel. Especiarias na medida certa garantem um sabor surpreendente.
Já o segredo para que a massa não esfarele é levar para a geladeira durante 2 horas. Desta forma, ela fica bem firme e crocante. Faça em casa e um feliz Natal!
Ingredientes:
- 125 g de manteiga
- 100 g de açúcar mascavo
- 125 ml de glucose de milho (transparente)
- 1 ovo
- 375 g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- ½ colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de noz-moscada
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- Açúcar de confeiteiro (para polvilhar, a gosto)
Modo de Preparo:
Bata a manteiga em ponto cremoso na batedeira com o açúcar mascavo até formar um creme. Adicione o ovo e continue batendo. Depois, aqueça a glucose no micro-ondas (para facilitar o manuseio) e adicione à mistura, mexendo bem.
Em seguida, acrescente a farinha de trigo aos poucos, com o gengibre, a canela, a noz-moscada e o bicarbonato de sódio. Misture até obter uma massa homogênea e de cor escura. Enrole a massa em plástico filme ou coloque em um recipiente tampado e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.
Abra a massa entre dois sacos plásticos ou em uma superfície enfarinhada, deixando-a com espessura média (nem muito fina, nem muito grossa). Use cortadores de biscoito no formato de sua preferência (estrela, árvore de Natal, ursinho, etc.) para finalizar.