O churrasco é uma paixão nacional e não há nada melhor do que reunir pessoas queridas para compartilhar essa refeição deliciosa. Quer mandar bem desde a escolha das carnes até o pão de alho? O açougueiro, churrasqueiro e empresário Domingos Neto, o Netão, revela cinco truques para você agradar a família e os amigos no comando da grelha.
Ao Band Receitas, o especialista com 20 anos de experiência no mercado dá dicas básicas e muito importantes para churrasqueiros amadores. Netão também desmistifica polêmicas em torno do tempero e do ponto das carnes. O carvão já está no ponto? Prepare a brasa pois o churrasco vai começar!
Confira as dicas abaixo:
Bife do vazio é opção saborosa e acessível
A picanha é a “rainha” do churrasco brasileiro e está enraizada na cultua, mas há outros bons cortes com preços acessíveis que podem ganhar espaço na sua grelha. “Quando você não tem um animal de qualidade, a picanha é o corte que ‘salva’. O brasileiro se acostumou com animais de baixa qualidade, mas, hoje, a gente já tem uma diversificação dos cortes”, explica Netão, que sugere o bife do vazio para o seu churrasco. “Ele ainda é subestimado e pouco popular, mas é um corte muito bom e macio, além de ter um preço mais acessível”, indica. Baby beef e miolo de alcatra também são opções saborosas para a refeição
Tempere a carne a gosto
Existe o jeito ou o momento certo de temperar a carne? Segundo Netão, não existem regras para fazer churrasco e ele comenta a polêmica do sal. “Cada um pode temperar do jeito que mais gosta. Prefiro usar sal de parrilla, que é um sal intermediário entre o fino e o grosso. Tempero a carne 10 minutos antes de entrar na grelha ou quando a carne sai da grelha”, afirma.
Ponto do Netão
O ponto da carne também pode virar assunto no churrasco – cada um prefere de um jeito. O churrasqueiro dá sua contribuição para a discussão e ainda revela o seu ponto favorito, que é conhecido como “ponto do Netão”.
“Para as carnes grelhadas e macias, o ponto é um gosto pessoal. Mas quando você trabalha com carnes duras, com anatomias mais rígidas e ricas em colágeno, como costela, cupim, peito bovino etc., o ponto precisa ser bem passado para a carne ficar macia”, explica.
Dica de expert: “Nas carnes grelhadas, para mim, o pico de suculência e sabor estão no ponto a menos, que ganhou o apelido de ‘ponto do Netão’. Nesse ponto, as fibras da carne começam a se abrir.” Para alcançar o ponto, basta assar a carne entre cinco e sete minutos.
Variedade de acompanhamentos
A carne é a grande protagonista do churrasco, mas os acompanhamentos também fazem muito sucesso, não é mesmo? E, assim como você, Netão não dispensa um bom vinagrete, pão de alho, queijo coalho, farofa e maionese de batata. Hmmm… No entanto, é importante inovar para agradar a turma.
“Faço acompanhamentos diferentes a cada churrasco para variar. Faço provoleta, choripan, salada de beterraba com queijo de cabra, legumes grelhados, especialmente abóbora cabotiã, e pimentão recheado com ovo e queijo”, diz. Ótimas ideias!
Pão de alho perfeito
Entre os acompanhamentos mais amados pelos brasileiros, está o pão de alho, que requer muita atenção de quem se propõe a fazê-lo. Netão dá dicas para você não errar no preparo dessa delícia.
“Pão de alho é o terror do churrasqueiro: piscou, queimou. Gosto de fazer o pão de alho com a brasa bem forte. Toste cada lado do pão por 20 segundos. O pão fica pronto em menos de um minuto. Na hora de fazer o pão de alho, o foco deve ser total nele. Se você parar para pegar uma cerveja no balcão, o pão de alho torra”, brinca. “Muita gente faz o pão de alho no segundo andar, com a brasa mais fraca, mas fica duro, seco e até ‘molengo’”, completa. Anote os truques e faça em casa!