Como fazer camafeu de açaí? Docinho surpreende no MasterChef Brasil

O time vermelho serve versão brasileiríssima do quitute e recebe elogios de chefs confeiteiros; veja receita

Da Redação

Camafeu de açaí
Melissa Haidar/Band

O 10º episódio do MasterChef Brasil 2023, exibido nesta terça-feira (4), celebrou a confeitaria brasileira em grande estilo, numa prova de dar água na boca. Divididos em dois grupos, os participantes do talent show tiveram que servir doces tradicionais para grandes chefs confeiteiros do nosso país, e o time vermelho se destacou com a receita de camafeu de açaí com castanha-do-pará. Aprenda a fazer abaixo!

A equipe capitaneada por Jucyléia, com Ashanti, Leonardo, Luma, Stephanie e Wilton, foi elogiada por preparar um doce com sabores tão marcantes e, mesmo assim, equilibrado. Não à toa, o grupo venceu a prova. 

“Vocês conseguiram harmonizar bem e ter uma mão boa na combinação de sabores. Não sou muito fã de açaí, fiquei com um pé atrás quando fui provar o camafeu, mas estava incrível, me surpreendeu”, avaliou o convidado Salvador Ariel, chef pâtissier da Le Cordon Bleu São Paulo. 

O jurado Rodrigo Oliveira também aplaudiu o trabalho do time vermelho: “Camafeu fora da curva. Não esperava que ia dar tão certo, mas deu. Ficou muito gostoso, muito bonito.” Além dos 20 camafeus, os participantes fizeram 20 quindins com geleia de pitanga e 20 brigadeiros de café com licor de cacau – tudo em duas horas de prova.

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado 
    100 g de castanha-do-pará moída 
    300 ml de polpa de açaí neutra  
    10 gotas de limão 
    2 colheres de sopa de farinha de açaí 
    300 g de açúcar de confeiteiro 
    50 ml de água

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a poupa de açaí em fogo baixo para reduzir. O ideal é reduzir a dois terços do volume inicial, restando cerca de 200 ml na panela. Reserve.  

Coloque o leite condensado na panela e mexa até encorpar bem. Adicione a castanha picada e mexa. Quando estiver denso ao ponto de enrolar, adicione 100 ml do açaí reduzido e continue a mexer. Deixe no fogo até atingir o ponto de enrolar novamente. Adicione o restante do açaí, a farinha de açaí e mexa sem parar. Para este docinho, o ponto de enrolar é um pouco mais firme que o comum. Quando atingir essa textura, despeje a massa em um tabuleiro, espalhe bem e leve à geladeira.  

Em uma tigela, misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão e a água. Misture até diluir e formar uma calda grossa.  

Quando a massa do camafeu estiver fria, porcione bolinhas de 20 gramas e enrole no formato de uma tâmara. Com a ajuda de um garfo, mergulhe os doces no glacê de açúcar, tire o excesso na parte de baixo e coloque em uma grade para secar completamente. Por último, com o glacê ainda úmido, polvilhe farinha de açaí por cima dos docinhos.

Mais notícias