A air fryer se popularizou muito durante os últimos anos, principalmente após a pandemia e o aumento pela preocupação em consumir alimentos menos gordurosos – e, consequentemente, não fritos em óleo.
As famosas fritadeiras elétricas se tornaram sinônimo de saúde e praticidade para o dia a dia, deixando alimentos crocantes e com aspecto de fritos, mas sem utilizar gordura, principalmente o óleo vegetal.
Entre as receitas mais comuns de se fazer na fritadeira está a batata frita. O equipamento permite a mesma crocância e tonalidade do petisco feito na imersão do óleo, porém muito mais sequinha. Segunda a chef Luciana Cristina Romano, o segredo para o sabor é colocar um fio de azeite por cima das batatas antes de ligar a máquina. “Além disso, o mais indicado é utilizar a batata in natura, pois ela fica mais crocante”, explica.
A sugestão também é optar sempre pela batata fatiada. Vale ainda secar as fatias com um pano limpo. Isso mesmo: basta fatiar as batatas em tiras após higienização – deixando a casca, ou não – e secar, dando pequenas pressionadas com uma toalhinha.
Depois, transfira para a air fryer de forma que fiquem distribuídas igualmente por toda a superfície e adicione um fio de azeite. Deixe por cerca de 25 minutos em potência de 200°C. Desligue quando estiverem douradas.
Além das batatas fritas, outras receitas podem ser realizadas na fritadeira elétrica, como coxa e sobrecoxa de frango, pudim de leite condensado, bolo de chocolate, rabanada, entre outras sugestões da chef.