Se você ama purê de batata, o aligot tem tudo para ser o seu novo prato favorito. O chef Edu Guedes, ao lado de Renato Pires, ensina a fazer o prato clássico francês em versão prática e econômica.
O aligot, segundo o apresentador do The Chef, é um creme de batata que leva grande quantidade de queijo (originalmente, o queijo Tomme fraîche), manteiga, leite, noz-moscada e sal. Sua textura, diferentemente do purê, deve ser lisa e elástica. Delícia, não é mesmo? O aligot é o acompanhamento perfeito para carnes e cai superbem em dias frios.
Aligot lisinho
Quer deixar o seu aligot bem lisinho? Bata a batata cozida no liquidificador e, em seguida, passe-a na peneira. Se preferir uma versão mais “rústica”, com alguns pedacinhos, não é preciso usar a peneira – a dica é de Renato Pires. Outra ideia é substituir o leite do aligot por molho branco. “Fica com uma textura bacana”, diz o cozinheiro.
Versão econômica
Economize no aligot: Edu e Renato sugerem o preparo com queijos que fazem parte do nosso cardápio, como requeijão e muçarela. Ah! Na hora das compras, prefira a batata Asterix, ok? O aligot também pode ser feito com mandioquinha ou batata doce.
Aligot prático e econômico: aprenda a fazer
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de batata cozida e amassada
- 1 xícara (chá) de leite
- Sal a gosto
- Noz-moscada ralada a gosto
- 1 xícara (chá) de requeijão cremoso
- 1 xícara (chá) de muçarela ralada
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata a batata cozida, a manteiga, o leite, a noz-moscada e o sal. Despeje em uma frigideira. Se a massa estiver muito seca, adicione uma colher da água do cozimento. Acrescente o requeijão e a muçarela. Mexa até criar uma massa homogênea e elástica.