Quer diminuir o consumo de sal ou, por causa de um tratamento médico, precisa eliminar 100% o sódio das refeições? A nutricionista Najla Kfouri, convidada do The Chef com Edu Guedes, indica 5 temperos que não só vão adicionar sabor à comida, mas também trazer benefícios à saúde. São eles: alecrim, hortelã, orégano, manjericão e salsinha. Assista às explicações da especialista acima ou leia abaixo:
Alecrim
Com sabor marcante, nem sempre é o mais aceito pelos amantes do sal. Contudo, segundo a especialista, o alecrim é um tempero antioxidante, auxiliando na concentração e memória. Fica ótimo quando adicionado às carnes, batatas e azeites.
Hortelã
É fato que o mais comum é adicionar a hortelã ao suco – como o de abacaxi – ou chás. Contudo, a indicação da especialista é o consumo in natura, por isso, adicionada às saladas. “Tem um prato da culinária árabe, também, que é o pepino com coalhada e folhas de hortelã. Fica uma delícia!”, indica. A hortelã, segundo Najla, tem propriedades antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres e uma série de doenças, prevenindo o envelhecimento e contribuindo à longevidade.
Orégano
Rico em antioxidantes, ferro e vitamina C, o orégano é um dos melhores temperos na hora de substituir o sal – sem falar que tem sabor com memória afetiva, já que muitos associam o gosto do orégano ao da pizza. Também auxilia no combate ao envelhecimento da pele e previne o desenvolvimento de doenças.
Manjericão
Uma das folhas mais democráticas de todas, o manjericão combina tanto com pratos mais leves – como uma entrada com tomate-cereja e muçarela de búfala –, quanto com pratos mais pesados: pizza e massas, por exemplo. De acordo com Najla, o manjericão é ótima fonte de cálcio e ferro. Também pelo fato de possuir vitamina C, é rico em compostos antioxidantes.
Salsinha
Com sabor mais neutro, a salsinha é a escolha perfeita para quem está começando essa mudança de hábito, já que possui gosto mais suave que o alecrim e a hortelã, por exemplo. Fica perfeita na salada ou no azeite (como molho). Assim com os outros, é rica em vitamina C e ferro, tem ação antioxidante – o que contribui no combate aos radicais livres.