Picanha é a rainha do churrasco brasileiro, não é mesmo? Todo mundo adora! A chef churrasqueira Ju Lima afirma que o preparo do corte é muito simples e entrega suas melhores dicas no Melhor da Noite. Assista ao vídeo acima!
Sele a gordura da picanha
Com a faca, faça cortes finos na capa de gordura em duas direções. Em seguida, leve a picanha para selar na brasa forte, a cerca de 30 cm do fogo, com a gordura virada para baixo, em contato com a grelha. É assim que se conquista a gordura dourada e crocante. Depois de três ou quatro minutos, vire a peça. Asse o outro lado por três ou quatro minutos.
Descanso necessário
Já fez o processo acima? Tire a picanha da grelha com um pegador e deixe-a descansar por poucos minutos. Esse é o segredo para manter a carne suculenta e macia.
Fatie a picanha
Logo depois, fatie a carne em tiras de 2 cm de espessura. Volte as fatias de picanha para a grelha e asse cada lado dos pedaços por dois minutos para chegar no ponto perfeito: ao ponto para mal passada.
Tempere com sal
Salgar a carne antes ou depois de levá-la para a grelha? A chef Ju Lima tempera a picanha com sal de parrilla, que é mais fino do que o sal grosso, e apenas no momento de servir a carne. Entretanto, não há certo ou errado na gastronomia: se preferir salgar a carne antes, fique à vontade.
Só isso?
Só isso! O preparo da picanha não precisa de nada além disso! “Picanha é brasa, sabor de fumaça. É o que a gente gosta”, finaliza a churrasqueira. Quem concorda?!