Assim como a cerveja sem glúten, a cerveja low carb, que possui baixo teor de carboidratos, é uma das novidades do mercado de bebidas alcóolicas. Muitas pessoas apostam nesta versão para ingerir um produto com menos calorias e álcool, mas é preciso ter cuidado com o consumo em excesso da cerveja low carb, que pode ser tão prejudicial quanto a cerveja tradicional neste caso.
A médica generalista Vivian Campos (CRM-SC 15858) e com a nutricionista Amanda Freitas, doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP/Fiocruz, explicam ao Band Receitas as principais características da cerveja low carb. Do que é feita? Quais são suas vantagens? A bebida é mais “saudável”? As especialistas tiram todas as dúvidas abaixo:
O que é a cerveja low carb e como ela se diferencia da cerveja tradicional? Do que ela é feita?
A cerveja é uma bebida alcoólica feita de grãos de cereais fermentados, ricos em carboidratos. Já as cervejas low carb são aquelas produzidas com menor concentração de carboidratos em relação às demais cervejas tradicionais. As fabricantes utilizam processos enzimáticos que consomem os açúcares produzidos durante a fermentação dos cereais
O termo low carb se refere à uma linha alimentar ou alimentos com baixo teor de carboidratos. Essa característica não está relacionada, obrigatoriamente, com o valor calórico. Porém, este tipo de cerveja, além de ser low carb, também tem valor calórico reduzido.
No Brasil, ainda não existe regulamentação para a cerveja low carb. Nos Estados Unidos, as normas indicam que a bebida pode conter até 7 g de carboidratos em 355 ml de cerveja – em cervejas tradicionais, a média é de 35 g. De modo geral, as cervejas deste tipo que estão disponíveis no mercado apresentam até 4 g de carboidratos.
Quais são as vantagens de consumir a cerveja low carb?
Sempre que se ingere um alimento com alto teor de carboidratos há um pico glicêmico no organismo e, consequentemente, um pico insulínico. Quando isso ocorre frequentemente pode ser muito prejudicial para a saúde: contribui para o ganho de peso, para o aumento de gordura abdominal e aumenta, também, o risco de doenças cardiovasculares. A cerveja low carb, além do baixo valor calórico, pode ser uma opção interessante para diminuir esses picos. No entanto, é preciso ter cuidado com a quantidade e com os acompanhamentos da cerveja.
A cerveja low carb é mais saudável do que a cerveja tradicional?
Os carboidratos da cerveja não são as fontes ideais de energia, pelo contrário, são conhecidos como “calorias vazias”, pois não contêm uma quantidade significativa de nutrientes para a realização das funções diárias do nosso corpo.
Além disso, a cerveja low carb ainda tem álcool, que traz inúmeros malefícios para a saúde, como a diminuição da eficácia do sistema imunológico, aumento do risco de doenças cardiovasculares, dependência química, entre outros. Geralmente, o teor de álcool neste tipo de cerveja é menor, mas não é possível dizer que trata-se de um produto saudável, mas uma opção melhor para o consumo eventual.
Cerveja low carb ajuda a emagrecer?
O consumo da cerveja low carb de forma moderada não afeta tanto no ganho de calorias, mas não “ajuda” a emagrecer. O que contribui para o emagrecimento é uma rotina saudável, não a substituição de um hábito ruim por outro que é menos prejudicial.
Este tipo de bebida causa ressaca?
Sim, pois contém cerca de 4% de álcool na composição (a cerveja tradicional tem, aproximadamente, 5,5%). O que causa ressaca é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que, geralmente, culmina na desidratação, pois o álcool inibe a liberação do hormônio antidiurético e faz com que os indivíduos urinem mais quando bebem. Essa desidratação aumenta a atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue. A partir daí, surgem efeitos colaterais como vômitos, dores de cabeça, boca seca etc.
Existe quantidade segura para o consumo de cerveja low carb?
Não existe uma quantidade específica que determine um consumo seguro, cada corpo possui suas especificidades e tolerância. Porém, é preciso ter cuidado para não consumir a cerveja low carb em excesso por causa do baixo teor calórico e alcoólico. Dessa forma, a substituição pode ser mais prejudicial para a saúde. O ideal é que o consumo seja moderado.