Cerveja sem glúten: saiba do que a bebida é feita e quem pode tomá-la

Especialistas contam as características da bebida alcoólica, que ganha cada vez mais espaço no mercado

Da Redação

Saiba tudo sobre a cerveja sem glúten Envato Elements
Saiba tudo sobre a cerveja sem glúten
Envato Elements

As cervejas sem glúten ocupam cada vez mais espaço nas prateleiras do mercado. Fabricantes apostam na versão da bebida sem o composto que está presente em alguns cereais, como trigo e cevada, e agradam, principalmente, celíacos e pessoas com restrições alimentares.

O Band Receitas conversou com a médica generalista Vivian Campos (CRM-SC 15858) e com a nutricionista Amanda Freitas, doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP/Fiocruz, que explicam tudo sobre a grande novidade do universo das bebidas alcoólicas. Do que são feitas as cervejas sem glúten? Quais são seus benefícios? As cervejas sem glúten causam ressaca? As especialistas respondem essas e outras perguntas abaixo. Confira:

O que é glúten? Glúten faz mal à saúde?

Glúten é um composto vegetal formado pelas proteínas gliadinas e gluteninas que está presente em alguns cereais, como trigo, centeio e cevada. Não há comprovações científicas de que o glúten é um nutriente maléfico à saúde, exceto para as pessoas diagnosticadas com doença celíaca ou intolerantes ao glúten.

Existe uma preocupação excessiva com o consumo de carboidratos e glúten, ao ponto de esses nutrientes serem considerados “vilões” em uma dieta, o que não é verdade. Carboidratos são as principais fontes de energia para o nosso corpo: quando retirados de uma dieta sem a orientação de um médico ou nutricionista, o organismo utiliza outros nutrientes como fonte de energia, o que ocasiona alguns efeitos colaterais, como perda de massa muscular. A solução não é cortar o carboidrato e o glúten, mas sim manter um equilíbrio e evitar excessos, seja na comida ou nas bebidas.

O que é cerveja sem glúten?

A cerveja sem glúten é uma alternativa para os celíacos, pois as tradicionais contêm grãos de cevada. De acordo com a legislação vigente, é considerada uma cerveja sem glúten a bebida que apresenta menos de 20 ppm (partículas por milhão) de glúten. Ela é feita de cereais que não contém glúten, como milho, sorgo, trigo sarraceno, quinoa e arroz, que servem como fonte de açúcar no processo de fermentação alcoólica. Algumas cervejarias utilizam uma tecnologia que garante a degradação do glúten presente na cerveja por meio de um tratamento enzimático, a fim de preservar o sabor.

Quais as vantagens de consumir uma cerveja sem glúten ao invés da tradicional?

A vantagem é especialmente para as pessoas com restrições alimentares, celíacas ou intolerantes ao glúten, que ganham a opção de consumir cerveja nos momentos de interação social. A cerveja sem glúten também apresenta melhor digestibilidade, o que diminui a sensação de estufamento que muitos se queixam com o consumo de cerveja.

A cerveja sem glúten é “mais saudável” do que a cerveja tradicional?

O fato de uma cerveja não conter glúten não a torna saudável. A bebida ainda contém álcool, que é responsável por causar uma resposta inflamatória do organismo e oferece risco de doenças.

A cerveja sem glúten causa ressaca?

Esse tipo de bebida pode causar ressaca, sim. A cerveja sem glúten possui os mesmos efeitos colaterais da cerveja tradicional quando consumida em excesso.

Mais notícias

Carregar mais