O chef de cozinha Rogério Holanda é o mestre das receitas criativas. Sua mais nova invenção é a batata frita de garrafa, um petisco perfeito para servir em festinhas – a criançada vai amar, viu? Assista ao vídeo acima!
No Melhor da Tarde, o chef ensina a fazer uma “seringa gigante” com uma garrafa PET para o preparo do prato: a ideia é formar bolinhas de batatas com a ferramenta e fritá-las imediatamente.
Batata frita com o que tiver na geladeira
Para preparar o aperitivo, é preciso cozinhar batatas, amassá-las e misturar os ingredientes de sua preferência – eles são responsáveis por “turbinar” o sabor dessa delícia. Aqui, o chef Rogério Holanda usa pepperoni, mas você pode adicionar o que tiver na geladeira: linguiça calabresa, presunto, peito de peru, mortadela, salame, carne seca, carne moída, pernil desfiado… As opções são infinitas para essa massa!
Se você quer fazer uma versão vegana, tire os alimentos de origem animal da receita e aposte no tofu para incrementar as suas batatinhas fritas.
Segredos da batata frita de garrafa perfeita
Dois truques são fundamentais para o sucesso da sua receita:
- Espere a batata esfriar antes de fritar as bolinhas. Se a massa não esfriar, ela não fica macia por dentro;
- Use queijo ralado de saquinho para garantir a textura ideal.
Anote a receita de batata frita de garrafa:
Ingredientes
- 4 batatas cozidas e descascadas
- 50 g de pepperoni picado
- 1 ovo
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- Cheiro-verde a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
- Óleo a gosto
- 1 garrafa PET de 2 litros higienizada
Modo de preparo
Amasse as batatas cozidas e misture com o restante dos ingredientes em uma vasilha, exceto o óleo da fritura. Misture tudo muito bem com as mãos. Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio. Adicione a massa na metade com o bocal e, com o fundo da outra metade da garrafa, empurre a massa para que saia pela abertura. Corte as bolinhas direto no óleo quente e frite até dourar. Sirva.