Dicas

Acarajé vira patrimônio histórico e cultural do Rio; veja onde comer em SP

Amado em diversos estados brasileiros, o legítimo bolinho de feijão-fradinho frito no dendê também pode ser encontrado da Zona Sul à Zona Norte de São Paulo; veja nossas recomendações

Da Redação

Qual melhor lugar para comer acarajé em São Paulo?
Qual melhor lugar para comer acarajé em São Paulo?
Reprodução/Tabuleiro do Acarajé

Acarajé, um bolinho de feijão-fradinho frito no dendê com recheio de vatapá, vinagrete e camarão seco que se tornou símbolo gastronômico na Bahia — e agora patrimônio de valor histórico e cultural do estado do Rio de Janeiro! Afinal, quem resiste ao sabor único desse prato crocante e potente?

Embora suas raízes sejam baianas, a gente garante que dá para encontrar o legítimo acarajé em São Paulo. Confira três restaurantes, indicados pela redação do Band Receitas, que valem à pena a visita se você quer comer um verdadeiro bolinho baiano na Selva de Pedra:

Tabuleiro do Acarajé

Bem no início da Rua Jesuíno Pascoal, localizada no Centro de São Paulo, próxima ao metrô Santa Cecília, você dá de cara com uma casa colorida, povoada por jovens sentados em cadeiras de praia na calçada. Então, percebe que chegou ao Tabuleiro do Acarajé, um dos melhores lugares para comer acarajé em São Paulo.

O estabelecimento é comandado por duas irmãs baianas, Fátima e Miri, que estão sempre por lá com sorriso no rosto. O ambiente é acolhedor e o acarajé é absolutamente delicioso — isso sem falar na de pipoca com dendê servida na entrada, de cortesia! O Tabuleiro do Acarajé funciona de terça a sábado, com exceção de alguns domingos.

Rota do Acarajé

O Rota do Acarajé também é uma ótima opção para quem busca o bolinho crocante frito na hora, com bastante pimenta bem potente — mas sempre existe a opção de pedir sem. Seu sabor é diferenciado e a decoração bem regional te transporta para a Bahia. Aproveite a carta de bebidas (com ótimas cachaças!) e drinks para acompanhar o acarajé.

Feirinha da República

Quem nunca deu um passeio na feirinha da Praça da República aos domingos? Além do óbvio, como barraquinha de pastel, caldo de cana e incensos, você encontra uma tenda que vende o legítimo acarajé baiano. Para encontrá-la, basta seguir o aroma do dendê!