Quem nos conta essa dica é a culinarista Léia Baiana, convidada do programa The Chef com Edu Guedes de hoje (23). Vamos entender?
O truque do legítimo acarajé: crocante, saboroso e potente
Claro que, antes de tudo, você precisa selecionar bons ingredientes para seu acarajé, como um feijão-fradinho de boa procedência, azeite de dendê genuíno, camarões frescos, pimentas e demais temperos frescos.
Em seguida, é necessário preparar a massa com um certo cuidado, deixando o feijão-fradinho de molho por algumas horas para amolecer, removendo as cascas e batendo o feijão no liquidificador até obter uma massa homogênea e leve.
Agora, o segredo mesmo está na fritura. Segundo Léia, os acarajés devem ser fritos em óleo quente, mas não tanto, para garantir que a massa cozinhe por dentro sem queimar por fora. “Geralmente, eu deixo os bolinhos fritando por 20 minutos”, conta a chef.
Receita do acarajé baiano
Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: 15 porções
Ingredientes
- 10 xícaras (chá) de feijão-fradinho quebrado e sem casca
- 4 xícaras (chá) de cebola branca sem casca e cortada
- 1 xícara (café) de gengibre sem casca e cortado
- 10 xícaras (chá) de azeite de dendê para fritar
- Sal a gosto
Modo de preparo
Deixe o feijão de molho por 3 horas, retire o excesso das cascas com uma peneira e, nesse processo, é necessário trocar a água por 3 vezes.
Depois, escorra toda a água do feijão. Coloque junto a cebola e o gengibre em um moinho ou triturador, bata até que vire uma massa consistente.
Coloque em um recipiente que possa bater a massa por 5 minutos, esse processo é fundamental para dar o ponto da massa.
Coloque o azeite de dendê para esquentar e, quando estiver bem quente, pegue duas colheres e vá moldando os bolinhos. É importante ter uma vasilha com água para ir lavando a colher, assim facilita para soltar no dendê. Deixe fritar por 10 a 15 minutos, retire do dendê e reserve.