Qual é a quantidade certa de água para o arroz perfeito? Erick Jacquin responde

Da Redação, com Minha Receita

Erick Jacquin dá dicas para preparar arroz
Erick Jacquin dá dicas para preparar arroz
Unsplash/Reprodução

Amado e exaltado, o arroz é um ingrediente popular ao redor do mundo. Tamanha fama fez o cereal ganhar o episódio inteiro do Minha Receita desta semana, exibido na última quinta-feira, 12. No programa, Erick Jacquin e sua equipe descobriram que  a humanidade consome cerca de 600 milhões de toneladas de arroz por ano. Ainda assim, às vezes surge aquela dúvida sobre como prepará-lo, mas não se preocupe, o chef dá as dicas.

Quantidade de água
Costumo colocar duas medidas de água para uma de arroz. E a água deve sempre ser quente. Outro ponto importante é cozinhar cerca de 20 minutos sem mexer para não empapar.

Existe manual para um arroz perfeito?
Compreendido que é de grande importância prestar atenção na quantidade de água, outra dica para o arroz perfeito é começar a temperá-lo desde o início, quando colocar na panela. Eu, particularmente,  gosto de colocar cebola, tomilho e louro. Além disso, sempre coloque tampa na panela: ajuda a cozinhar mais rápido e fica menos seco.  

Fidelidade dá resultado
Existem vários tipos de arroz (para risoto, paella e arroz doce, por exemplo) e tudo depende de qual receita você deseja fazer. Se come arroz todos os dias, é bom utilizar sempre o mesmo tipo, a mesma panela e a mesma quantidade de água e tempero.

Mistura de sucesso
Acho uma delícia salada de arroz. Basta adicionar tomate, azeitona, ovo cozido e vinagrete. 

Para uma paella deliciosa
Nesta receita, gosto de usar arroz bomba e mexer bem pouco.  Antes de servir, baixe o fogo por 15 minutos e deixe o cozimento terminar. Se quiser adicionar carne de porco, a combinação com frutos do mar é maravilhosa.

Tópicos relacionados