Por que jogamos arroz nos noivos? Especialista explica

Da Redação, com Minha Receita

Arroz é um símbolo de sorte
Arroz é um símbolo de sorte
Unsplash/Reprodução

O arroz é um clássico na alimentação dos brasileiros, mas você já se perguntou como o ingrediente se popularizou também em casamentos? Não exatamente no menu da festa, mas amigos e familiares costumam jogá-lo em recém-casados para dar sorte. A tradição tem mais de 4 mil anos e começou com o chineses como um símbolo de prosperidade.

“O arroz é tão importante para determinadas culturas que ele se tornou símbolo de fecundidade, fertilidade e bonança”, explica a historiadora e escritora Joana Monteleone no Minha Receita.

A história surgiu com um mandarim, alto funcionário público na China antiga, que encomendou uma chuva de arroz para jogar na filha após o casamento como uma demonstração de riqueza e amor. 

Desde então, o costume se espalhou pelo mundo. Ao longo dos anos, em alguns países, como os Estados Unidos, convidados substituíram o arroz por pétalas de rosas.

“A gente joga arroz nos noivos para desejar boa sorte e fecundidade, felicidade e fertilidade para o casal. Em muitas culturas, o arroz é o símbolo da vida, principalmente no oriente”, finaliza Joana.